ASCOM/CMJP ©
Delegacias, Central de Flagrantes Norte e setor de identificação/RG serão transferidos para a área central de João Pessoa
O novo prédio da Polícia Civil no Centro da Capital é uma das ações na área de Segurança Pública realizadas para desenvolver a região e que vai ser divulgada pela Feira Viva o Centro, que acontece no Teatro do Sesc, nas próximas quinta (2) e sexta-feira (3). O evento é promovido pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em parceria com a Prefeitura da Capital e o Governo do Estado, com o objetivo de atrair pessoas e investimentos para a área central.
O Centro Histórico vai abrigar delegacias e serviços fornecidos pela Polícia Civil da Paraíba (PC-PB). A mudança de algumas seções da Cidade da Polícia, hoje localizada no Geisel, para a área central de João Pessoa foi anunciada pelo Governo do Estado da Paraíba em janeiro deste ano. O equipamento vai ser instalado no prédio da antiga Codata, localizado na Rua Barão do Triunfo, Centro da cidade.
A previsão é de que o novo prédio da Polícia Civil no Centro seja reservado à 1ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC), sendo criada ainda a Central de Flagrantes Norte, a Delegacia do Idoso, a 2ª Delegacia Distrital, bem como um setor de Identificação/RG do Instituto da Polícia Científica.
Mais ações
A região central de João Pessoa também vai ganhar ao menos 85 câmeras de monitoramento e a instalação de batalhões e delegacias, a exemplo da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Infância, a Delegacia de Combate a Crimes Homofóbicos, a Delegacia da Mulher da Zona Norte e o Batalhão de Trânsito.
Também como forma de valorização cultural e arquitetônica do Centro Histórico, a sede Grupo de Operações Especiais (GOE), localizada na Avenida Almirante Barroso, vai ser reformada.
Feira de Negócios
Os empresários interessados em investir no Centro de João Pessoa terão uma grande oportunidade para colocar em prática os seus projetos, durante a Feira de Negócios Viva o Centro. Lá, os empresários terão a oportunidade de saber como obter todos os incentivos fiscais oferecidos pelo Governo e pela Prefeitura, e iniciar os processos de adesão aos programas. Haverá estandes, também, enfocando o reforço da segurança e investimentos em infraestrutura na área central, além de oferta de crédito através do Empreender Paraíba, do Governo, e do Programa Eu Posso, da Prefeitura.
A população também encontra orientações sobre como ter acesso aos incentivos fiscais e microcréditos oferecidos, além das ações de revitalização que estão sendo executadas a fim de preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade no portal Viva o Centro (joaopessoa.pb.leg.br/vivaocentro).