Da Redação com CMJP
Solenidade reuniu familiares, amigos e colegas da homenageada
A tarde desta segunda-feira (09) foi marcada, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), pela realização de sessão solene para entrega da Medalha de Honra ao Mérito Jurídico Joacil de Brito Pereira à vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, Rafaella Brandão dos Santos Oliveira Michaeler. O vereador Emano Santos (PV) foi o autor da propositura.
Paulo Maia, conselheiro federal da OAB- PB, disse estar muito feliz em participar da solenidade em homenagem a Rafaella Brandão, sua ex-aluna do curso de graduação em Direito. “Que orgulho e que bom que a minha vice-presidente é Rafaella”, afirmou.
A homenageada, Rafaella Brandão, falou sobre o sentimento de receber a honraria. “É uma grande honra e uma enorme satisfação. Para mim foi uma grande surpresa. A minha história vem da base e a minha origem vem do povo. A história da advocacia nesse país é elitista, então, não foi fácil e não continuará fácil para aqueles que não têm uma herança jurídica, apadrinhamentos e posses. Então, pra mim é um reconhecimento imensurável e indescritível. Se o pouco que eu fiz está me proporcionando ser abraçada por meus colegas advogados e pela advocacia, agora tenho que honrá-los mais ainda. Daqui pra frente as lutas serão as mesmas e outras tantas, e espero contribuir ainda mais com esse cenário da advocacia na Paraíba e também com os movimentos sociais”, projetou.
Rafaella Brandão é advogada, jornalista, mestre em Criminologia Social pela Universidade de Pisa, na Itália. É professora universitária de disciplinas como políticas sociais e setoriais, direitos humanos e movimentos sociais.
Participaram ainda da sessão solene Maria Madalena Abrantes, Defensora Pública Geral da Paraíba; Thiago Andrade, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT); Luiz Nicomedes, promotor da Educação; América Castro, secretária de Educação de João Pessoa, entre outros.