Vereadora Jô Oliveira destaca trajetória política na Câmara de Campina

Foto: Divulgação/ASCOM
 

Conteúdo de responsabilidade da Assessoria de Comunicação

Em pouco mais de um ano e meio de mandato, a vereadora Jô Oliveira (PCdoB) reúne uma intensa produção legislativa, com 656 proposituras protocoladas junto à Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), sendo 59 projetos de lei, 444 requerimentos, 45 pedidos de informações, 79 emendas orçamentárias e 8 projetos de resolução. Para além dessa produção legislativa, a parlamentar também vem dialogando com diversos movimentos e organizações populares, além de representações políticas e institucionais, buscando realizar ações e propostas em conjunto, e com isso vem marcando seu nome na história do legislativo municipal.

Essa forma de trabalho coletiva a parlamentar trouxe de sua experiência com os movimentos sociais e populares. Jô Oliveira acredita que seu trabalho legislativo deve estar em constante diálogo com a sociedade, em toda sua diversidade, para que possa realmente corresponder e refletir às necessidades do povo campinense.

“Muitas vezes vemos leis que não refletem as necessidades das pessoas, que foram construídas sem a colaboração dos diversos setores envolvidos, que poderiam enriquecer o debate. Por isso, a gente procura sempre esse diálogo com as pessoas e com as entidades que podem contribuir com uma determinada pauta. Por muitas vezes também dialogamos com o poder judiciário, buscando dados que podem melhor orientar nossas ações, e entendendo as necessidades, para assim podermos contribuir através do nosso trabalho legislativo, como é o caso do PL que busca criar o mapa da violência contra a mulher aqui no município”, destacou a vereadora.

Para além da produção legislativa, Jô Oliveira também trouxe à CMCG debates importantes por meio de audiências públicas ou sessões especiais, que pautaram temas como educação, cultura, violência contra a pessoa idosa, direito à cidade, saúde, primeira infância, direitos das mulheres, transporte público, população em situação de rua e outros. Em todos esses momentos, representações da sociedade civil puderam ser ouvidas, contribuindo com o trabalho legislativo da vereadora e dos demais parlamentares presentes nas discussões.

A vereadora também esteve nas ruas, nos bairros, conversando com as pessoas, visitando postos de saúde, escolas, creches, hospitais, e tantos outros equipamentos essenciais à garantia de direitos da população. Durante os debates sobre o orçamento público, realizados no ano passado, desenvolveu o projeto ‘Comunidade Participa’, que levou esse debate a vários bairros e grupos do município e recolheu demandas da população que poderiam ser apresentadas em forma de emendas orçamentárias, ou mesmo por meio de projetos de lei e requerimentos.

“O ‘Comunidade Participa’ foi mais uma ferramenta para que pudéssemos construir de forma coletiva, conhecendo as demandas das pessoas, e podendo apresentá-las através da nossa atuação na Câmara. Pelas nossas redes sociais também recebemos muitas demandas, e esse canal aberto de diálogo com a população é essencial para o nosso trabalho como vereadora”, enfatizou Jô Oliveira.

Como forma de constantemente prestar contas de seu trabalho, a vereadora realiza lives periódicas em suas redes sociais, além de boletins semanais produzidos e enviados aos seus eleitores. No site da parlamentar, www.jooliveira.com.br, também podem ser encontradas mais informações sobre o seu trabalho na Câmara Municipal de Campina Grande.