PARAIBA.COM.BR ©
O Sistema Arapuan de Comunicação esta na fase final da preparação do Osca da gestão pública com a edição da Paraíba do Prêmio Band Cidades Excelentes. Trinta e dois dos 223 municípios do Estado foram selecionados para disputar a etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024. A lista dos finalistas da Paraíba foi divulgada pelo Instituto Aquila, que analisa dados oficiais de desempenho das gestões públicas municipais em todo Brasil. O evento de revelação dos vencedores entre os finalistas da etapa estadual será realizado nesta quinta-feira, 6 de junho, no Teatro do Sesc, no Centro de João Pessoa, com cobertura completa pelo Sistema Arapuan de Comunicação.
Os municípios finalistas estão concorrendo a prêmios em seis pilares da gestão pública, a saber: Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade, Desenvolvimento Socioeconomico e Ordem Pública e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. E ainda ao prêmio máximo que é a média geral de desempenho, o IGMA – Índice de Gestão Municipal Aquila.
As prefeituras finalistas estão divididas em três categorias por quantidade populacional, sendo municípios de até 30 mil habitantes, de 30 mil a 100 mil e cidades com mais de 100 mil moradores. O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa da Rede Bandeirantes de Comunicação sendo considerado o oscar da gestão pública municipal. O propósito do prêmio é valorizar e estimular as boas práticas da administração pública.
O Instituto Áquila é um dos principais instrumentos de consultoria em gestão pública do Brasil, com metodologia de análise reconhecida internacionalmente, atuando no sentido de aprimorar a qualidade das administrações públicas do país.
Confira abaixo a lista das prefeituras finalistas:
1. Água Branca
2. Bayeux
3. Belém do Brejo do Cruz
4. Borborema
5. Brejo dos Santos
6. Cabaceiras
7. Cabedelo
8. Cajazeiras
9. Campina Grande
10. Catolé do Rocha
11. Esperança
12. Guarabira
13. João Pessoa
14. Mato Grosso
15. Monteiro
16. Nova Floresta
17. Nova Palmeira
18. Patos
19. Pombal
20. Queimadas
21. Riachão do Bacamarte
22. Santa Inês
23. Santa Luzia
24. Santa Rita
25. Santo André
26. São Bento
27. São Mamede
28. Serra Grande
29. Serra Redonda
30. Sousa
31. Tenório
32. Zabelê
O diretor executivo do Sistema Arapuan de Comunicação, Daniel Nobre e o sócio-fundador do Instituto Aquila, Fernando Moura, falaram nesta quinta-feira (06), falaram sobre os preparativos e suas expectativas para a entrega do prêmio ‘Band Cidades Excelentes’. O evento será gravado hoje e será exibido no dia 29 de junho. Ouça o áudio abaixo.
Fernando Moura detalhou que o evento surgiu após um sonho do presidente do grupo Bandeirantes, Johnny Saad, de reconhecer as melhores práticas de gestão pública. Além disso, para o sócio-fundador é uma grande satisfação poder fazer parte deste projeto.
Para Daniel, o Sistema Arapuan está comprometido com o propósito de levar aos ouvintes, telespectadores e a sociedade com a finalidade implantar a cultura da gestão pública, fazendo com que o gestor tire suas promessas do período eleitoral.
Preparativos
O diretor executivo também esclareceu que o Sistema Arapuan continua com os preparativos para a realizar o evento na noite dessa quinta-feira. O ouvintes e telespectadores vão ficar ligado nos em tudo que acontece, pois durante toda a programação da TV e rádio terá várias entregas ao vivos com informações sobre o evento.
O evento acontece no Teatro do Sesc, em João Pessoa e vai receber os presidentes dos Tribunais da Paraíba, governador João Azevêdo além de outras autoridades. Veja como estão os preparativos abaixo.
O que é prêmio ‘Band Cidades Exelentes’
A 4ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, que valoriza boas práticas de gestão pública, será em ano eleitoral. Por isso, o prêmio neste ano irá analisar cada município ao longo de quatro anos de mandato. Assim, as cidades premiadas serão as que mantiveram ou melhoraram indicadores no período.
Ser uma cidade excelente requer diversos fatores, pensando nisso, a Band em parceria com o Instituto Áquila trouxe a novidade de premiar os prefeitos pelo conjunto dos quatro anos de mandato, deixando claro como a gestão recebeu o mandato e como vai entregar.
Neste ano, foram incluídos seis novos indicadores no pilar Saúde, entre eles, desnutrição infantil e mortalidade a cada 1 mil habitantes. Agora o IGMA, Índice de Gestão Municipal Áquila, tem 73 indicadores, espalhados por seis pilares do chamado ‘Ciclo Virtuoso de Desenvolvimento Humano’: Governança; Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.