PARAIBA.COM.BR ©
A edição 2024 do Prêmio Band Cidades Excelentes aconteceu na noite dessa quinta-feira (07), no Teatro do Sesc, em João Pessoa. O evento contou com a participação de várias autoridades paraibanas, inclusive com a presença do governador da Paraíba, João Azevêdo. Assista ao vídeo abaixo.
O presidente do Sistema Arapuan, João Gregório, ressaltou a importância do evento para a população paraibana, além da presença das autoridades dos tribunais do estado na premiação. “É importante para a nossa Paraíba ter esse aferição junto com a Band nacional e o Instituto Aquila para que os eleitores avaliem os prefeitos de suas cidades”, disse.
O diretor executivo do Sistema Arapuan, Daniel Nobre, ressaltou o sucesso do evento e reforçou que a cerimônia foi histórica para a empresa. “Sucesso total, o evento foi muito prestigiado acima da nossa expectativa. Foi realmente a mensagem foi compreendida, o evento de fato foi histórico para o Sistema Arapuan, que contempla e faz um gol de placa trazendo o Prêmio Band Cidades Excelentes”, finalizou.
Para o governador João Azevêdo a premiação de reconhecer os bons gestores têm que ser aplaudidos, pois o é fundamental demonstrar e publicizar o trabalho que é feito em todas as cidades. “Todos que estão aqui são merecedores pelo esforço individual que fazem em cada município. Mesmo sabendo que alguns vão ser contemplados e outros não”, ressaltou.
O evento contou com a presença de 32 prefeitos de cidades que foram finalistas. Confira mais abaixo quais cidades ficaram em destaque.
Ouça os áudios abaixo:
Entrevista com presidente do Sistema Arapuan, João Gregório:
Entrevista diretor com executivo do Sistema Arapuan, Daniel Nobre:
Entrevista com governador da Paraíba João Azevêdo:
Bastidores
O evento foi gravado nessa quinta-feira (06) e será exibido no dia 29. Você pode assistir ao vídeo e ver fotos abaixo e conferir os bastidores.
Cidades finalistas
As prefeituras finalistas estão divididas em três categorias por quantidade populacional, sendo municípios de até 30 mil habitantes, de 30 mil a 100 mil e cidades com mais de 100 mil moradores. O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa da Rede Bandeirantes de Comunicação sendo considerado o oscar da gestão pública municipal. O propósito do prêmio é valorizar e estimular as boas práticas da administração pública.
O Instituto Áquila é um dos principais instrumentos de consultoria em gestão pública do Brasil, com metodologia de análise reconhecida internacionalmente, atuando no sentido de aprimorar a qualidade das administrações públicas do país.
Confira abaixo a lista das prefeituras finalistas:
- Água Branca
- Bayeux
- Belém do Brejo do Cruz
- Borborema
- Brejo dos Santos
- Cabaceiras
- Cabedelo
- Cajazeiras
- Campina Grande
- Catolé do Rocha
- Esperança
- Guarabira
- João Pessoa
- Mato Grosso
- Monteiro
- Nova Floresta
- Nova Palmeira
- Patos
- Pombal
- Queimadas
- Riachão do Bacamarte
- Santa Inês
- Santa Luzia
- Santa Rita
- Santo André
- São Bento
- São Mamede
- Serra Grande
- Serra Redonda
- Sousa
- Tenório
- Zabelê
O que é prêmio ‘Band Cidades Excelentes’
O Prêmio Band Cidades Excelentes, que está na 4ª edição, visa valorizar boas práticas de gestão pública Por ser ano de eleição municipal, o prêmio neste ano irá analisar cada município ao longo de quatro anos de mandato. Assim, as cidades premiadas foram as que mantiveram ou melhoraram indicadores no período.
Ser uma cidade excelente requer diversos fatores, pensando nisso, a Band em parceria com o Instituto Áquila trouxe a novidade de premiar os prefeitos pelo conjunto dos quatro anos de mandato, deixando claro como a gestão recebeu o mandato e como vai entregar.
Neste ano, foram incluídos seis novos indicadores no pilar Saúde, entre eles, desnutrição infantil e mortalidade a cada 1 mil habitantes. Agora o IGMA, Índice de Gestão Municipal Áquila, tem 73 indicadores, espalhados por seis pilares do chamado ‘Ciclo Virtuoso de Desenvolvimento Humano’: Governança; Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
O sócio-fundador do Instituto Aquila, Fernando Moura, detalhou que o evento surgiu após um sonho do presidente do grupo Bandeirantes, Johnny Saad, de reconhecer as melhores práticas de gestão pública. Além disso, para o sócio-fundador é uma grande satisfação poder fazer parte deste projeto. Ouça o áudio abaixo.
Interaja nas redes socais