PARAIBA.COM.BR ©
Nessa quinta-feira (06) aconteceu a 4ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Sistema Arapuan de Comunicação, Rede Bandeirantes e Instituto Aquila. O evento que reuniu várias autoridades paraibanas aconteceu no Teatro do Sesc, em João Pessoa. Veja as cidades que ganhou abaixo.
As prefeituras finalistas estão divididas em três categorias por quantidade populacional, sendo municípios de até 30 mil habitantes, de 30 mil a 100 mil e cidades com mais de 100 mil moradores. O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa da Rede Bandeirantes de Comunicação sendo considerado o Oscar da gestão pública municipal. O propósito do prêmio é valorizar e estimular as boas práticas da administração pública.
O Instituto Áquila é um dos principais instrumentos de consultoria em gestão pública do Brasil, com metodologia de análise reconhecida internacionalmente, atuando no sentido de aprimorar a qualidade das administrações públicas do país.
Neste ano, foram incluídos seis novos indicadores no pilar Saúde, entre eles, desnutrição infantil e mortalidade a cada 1 mil habitantes. Agora o IGMA, Índice de Gestão Municipal Áquila, tem 73 indicadores, espalhados por seis pilares do chamado ‘Ciclo Virtuoso de Desenvolvimento Humano’: Governança; Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem–Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Cidades finalistas
A cidade de Patos se destacou e ganhou quatro dos seis indicadores propostos pelo Instituto Aquila, na categoria para acima de 100 mil habitantes. A Capital paraibana ganhou apenas uma categoria assim como Campina Grande, Pombal, Santo André e outros municípios. Veja abaixo as cidades finalistas e quais indicadores venceram.
- Patos ganhou em: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação, Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e mobilidade;
- São Mamede ganhou em: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Infraestrutura e Mobilidade;
- Guarabira ganhou em: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência;
- Santo André ganhou em: Educação;
- Pombal ganhou em: Educação;
- Serra Grande ganhou em: Saúde e Bem-Estar; Sustentabilidade;
- Catolé do Rocha ganhou em: Saúde e Bem-Estar;
- São Bento ganhou em: Infraestrutura e Mobilidade;
- Cabedelo ganhou em: Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Público;
- Campina Grande ganhou em: Sustentabilidade;
- Zabele ganhou em: Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Público;
- João Pessoa ganhou em: Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Público;
Veja algumas fotos do evento:
Veja também:
Prêmio Band Cidades Excelentes: confira os bastidores do Oscar da Gestão Pública