Da Redação com CMJP
Movimento grevista bancário e possível poluição no Rio Jaguaribe também foram citados durante a sessão desta terça-feira (17)
Ações de Mobilidade Urbana que podem melhorar o trânsito da Capital paraibana e o aniversário de 72 anos do Bairro dos Estados foram assuntos abordados durante a sessão da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta terça-feira (17).
A criação de uma nova faixa, a ser concluída no final da Avenida Beira Rio, assim como o fechamento de um retorno também no final da avenida foram citados como ações que vão melhorar o trânsito da região e facilitar a entrada para o bairro Altiplano. Porém, foi sugerida a construção de um viaduto de grande porte, com aportes financeiros das esferas municipal, estadual e federal, para solucionar o problema de maneira definitiva.
Para evitar os grandes congestionamentos pela cidade de forma geral, também foi sugerido que haja investimentos no transporte público para diminuir a utilização dos veículos particulares, e assim diminuir o fluxo. Outra alternativa apresentada foi o estímulo do uso da bicicleta, com a construção de novas ciclovias e aparatos para garantir aos ciclistas tomar banho e trocar de roupas ao chegarem a seus locais de trabalho.
Aniversário do Bairro dos Estados
Os 72 anos do Bairro dos Estados foram lembrados durante a sessão. Os moradores e comerciantes da região receberam votos de parabéns pelo aniversário do bairro, comemorado em 17 de setembro. Foi destacado que, apesar do bairro ser 100% calçado e toda sua iluminação ser de LED, ainda é preciso melhorar o trânsito, reformar o mercado público e investir em áreas de lazer na região.
Outros assuntos
Os funcionários do Banco do Brasil receberam votos de solidariedade por continuarem em um movimento grevista por melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A necessidade desta luta, independente de governos, foi destacada.
A vulnerabilidade de crianças e idosos, além de peixes e outros seres vivos na região do Jardim Rosas, em decorrência de esgotos que deságuam no Rio Jaguaribe, também foi discutida. A expectativa é que as ferramentas necessárias sejam utilizadas pelos gestores a fim de solucionar a situação. Ressaltou-se que o saneamento básico é imprescindível para a população.