Da Redação com CMJP
Vereador Renato Martins (Avante) foi o autor da propositura
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quinta-feira (28), sessão solene para entrega da Medalha de Honra ao Mérito Jurídico Joacil de Brito Pereira ao Juiz do Trabalho e professor, Paulo Henrique Tavares da Silva. A solenidade reuniu amigos e familiares do homenageado e foi proposta pelo vereador Renato Martins (Avante).
O parlamentar falou sobre as motivações para entrega da honraria. “Essa medalha representa uma homenagem a um professor, jurista engajado e humanista. Ele faz da educação e da condição de magistrado uma arte de transformação da sociedade. Acima de tudo, esse é um grito que a Câmara dá em favor do bom debate, da boa formação, para nos tirar dessa crise da democracia representativa e dessa condição de extrema concentração de renda que a nossa sociedade passa. Homenagear dr. Paulo representa um esforço que a Câmara faz para dizer que o conhecimento e a ciência podem libertar a sociedade”, afirmou.
Segundo Renato Martins, o caminho é ler livros, apesar de todo o estímulo e divertimento oferecido pelas redes sociais. “Na hora de decidir a economia da sociedade, de julgar e reformar o nosso contrato social é bom ouvir a sabedoria, e nosso homenageado tem muita”, acrescentou.
Larissa Teixeira, chefe do departamento de Direito Privativo do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ/UFPB), disse que falar do professor Paulo é sair um pouco da “caixinha”. “Ele é uma pessoa que possui um dia com 48 horas ou mais. Eu não sei como ele consegue fazer bem tudo o que se propõe a fazer. Ele merece por demais essa Medalha”, destacou.
Antônio Toscano, coordenador do curso de Direito do Unipê, falou que dentre tantas qualidades, o professor Paulo possui uma que se destaca e reluz para aquelas pessoas que convivem ao seu redor, que é a humanidade. “Ele é uma pessoa extremamente humana, e eu me refiro a ele como professor porque não existe um título maior do que ser chamado de professor. Ele é realmente um professor nato, porque não ensina apenas as letras jurídicas, mas ensina também como podemos ser seres humanos melhores”, colocou.
Lucas de Brito, ex-vereador da CMJP e neto de Joacil de Brito, homenageado que leva o nome da Medalha de Honra ao Mérito Jurídico, agradeceu ao Legislativo Pessoense pela iniciativa de nomear a Medalha com o nome do seu avô, uma forma de preservar a memória dele. “Esta Casa Legislativa fez parte, por oito anos, da minha vida. Tenho muito carinho pela Câmara Municipal. É a primeira vez que tenho a oportunidade de participar da entrega da Medalha que carrega o nome do meu avô, e esta é uma oportunidade de fazer o agradecimento e dizer que a alegria é dobrada quando a gente vê um homenageado como o dr. Paulo Henrique, que é conhecido no meio universitário e no meio da advocacia trabalhista, justamente pelo magistrado compromissado com a realização desse grande ideal que é a justiça”, pontuou.
“Eu, que o acompanho de perto sua trajetória, posso dizer que ser filha de alguém como ele é uma verdadeira escola, não só apenas nos conhecimentos jurídicos que ele me transmitiu ao longo dos anos, através da sua biblioteca icônica, que tem os melhores livros, mas, principalmente, pelos valores que fundamentam sua trajetória enquanto juiz, professor e na sua função primordial de pai”, disse Juliana Coelho, filha do homenageado.
“Essa Medalha Joacil de Brito cabe à minha família, bem como aos professores que contribuíram para a minha formação, aos colegas de academia, com quem divido os questionamentos e compartilho as agruras da profissão, e igualmente aos alunos, com quem muito aprendi e que guardam, nem que seja uma pequena centelha minha. Claro que, como professor, temos aqueles que nos amam e os que não nos amam. Compartilho assim, igualmente, a honraria que me é conferida com cada colega, que de forma responsável e apaixonada exerce a função jurisdicional em prol de um país mais justo e fraterno”, concluiu o homenageado Paulo Henrique Tavares.