PARAIBA.COM.BR ©
Neste ano, foram incluídos seis novos indicadores no pilar Saúde, entre eles, desnutrição infantil e mortalidade a cada 1 mil habitantes. Agora o IGMA, Índice de Gestão Municipal Áquila, tem 73 indicadores, espalhados por seis pilares do chamado ‘Ciclo Virtuoso de Desenvolvimento Humano’: Governança; Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Na Paraíba
No Estado, o Sistema Arapuan de Comunicação prepara a edição da Paraíba do Prêmio Band Cidades Excelentes. A premiação das melhores gestões municipais da Paraíba está prevista para junho, durante evento a ser transmitido para todo o Estado pela TV Arapuan com repercussão em todos os demais veículos do Sistema.
Divididas em três categorias de acordo com a quantidade populacional, todas as 223 cidades da Paraíba participam automaticamente. Após a etapa estadual, os municípios concorrem na etapa nacional, prevista para o início de julho, com transmissão em rede nacional de televisão. As categorias compreendem municípios até 30 mil habitantes; entre 30 mil a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.
“O que nós queremos é incentivar, valorizar e disseminar aquilo que é bom nas gestões públicas, para que quem estiver acertando seja reconhecido e se estimule a fazer mais; e, quem estiver eventualmente errando, procure corrigir equívocos. Neste sentido, ao final, quem sai ganhando é a população”, destacou Daniel Nobre, diretor executivo da Arapuan.
Cidades em destaque
Trinta e dois dos 223 municípios da Paraíba foram selecionados para disputar a etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024. A lista dos finalistas da Paraíba foi divulgada pelo Instituto Aquila, que analisa dados oficiais de desempenho das gestões públicas municipais em todo Brasil. O evento de revelação dos vencedores entre os finalistas da etapa estadual será realizado no dia 6 de junho, no Teatro do Sesc, no Centro de João Pessoa, com cobertura completa pelo Sistema Arapuan de Comunicação.
Os municípios finalistas estão concorrendo a prêmios em seis pilares da gestão pública, a saber: Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade, Desenvolvimento Socioeconomico e Ordem Pública e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. E ainda ao prêmio máximo que é a média geral de desempenho, o IGMA – Índice de Gestão Municipal Aquila.
As prefeituras finalistas estão divididas em três categorias por quantidade populacional, sendo municípios de até 30 mil habitantes, de 30 mil a 100 mil e cidades com mais de 100 mil moradores. O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa da Rede Bandeirantes de Comunicação sendo considerado o oscar da gestão pública municipal. O propósito do prêmio é valorizar e estimular as boas práticas da administração pública.
O Instituto Áquila é um dos principais instrumentos de consultoria em gestão pública do Brasil, com metodologia de análise reconhecida internacionalmente, atuando no sentido de aprimorar a qualidade das administrações públicas do país.
Confira abaixo a lista das prefeituras finalistas:
- Água Branca
- Bayeux
- Belém do Brejo do Cruz
- Borborema
- Brejo dos Santos
- Cabaceiras
- Cabedelo
- Cajazeiras
- Campina Grande
- Catolé do Rocha
- Esperança
- Guarabira
- João Pessoa
- Mato Grosso
- Monteiro
- Nova Floresta
- Nova Palmeira
- Patos
- Pombal
- Queimadas
- Riachão do Bacamarte
- Santa Inês
- Santa Luzia
- Santa Rita
- Santo André
- São Bento
- São Mamede
- Serra Grande
- Serra Redonda
- Sousa
- Tenório