PARAÍBA JÁ
Neste final de semana, de 29 de novembro a 1 de dezembro, acontece a 5ª edição da Festa Literária de Barra de Mamanguape – 5ª Fliba. Mais conhecida por acolher o Projeto Peixe-Boi-Marinho, Barra de Mamanguape (município de Rio Tinto) é uma das mais belas frações do litoral norte da Paraíba, principalmente pela importância do conjunto de vegetação, restingas, mangue, rio e mar que a compõe, pelo que conquistou o status de Área de Proteção Ambiental – APA.
A 5ª Fliba tem como tema principal, “AQUILOMBE-SE: O Poder da Ancestralidade”, um esforço das instituições organizadoras do evento para afirmação da luta em defesa e pela valorização das raízes culturais da região. Desde o mês de março várias ações preparatórias vêm sendo desenvolvidas com o intuito de mobilizar a comunidade em torno da Festa.
Entre estas, destaque para o lançamento do livro “Espelho de Dandara”, de Renálide Carvalho, e oficinas de orientação sobre direitos previdenciários voltados para pescadores, marisqueiras, indígenas e quilombolas que habitam Barra de Mamanguape e comunidades vizinhas.
As edições anteriores da Fliba já constituem um histórico significativo para a Festa Literária, pois já mobilizaram 28 docentes das universidades federal e estadual, envolveram mais de 5 mil pessoas, entre visitantes, estudantes de várias regiões da Paraíba e comunidade, além de atividades artísticas e culturais que envolveram lançamentos de livros, palestras, minicursos, exposições, oficinas, e shows musicais.
Para esta 5ª edição estão programadas 4 oficinas temáticas, shows Musicais com Val Donato, Escurinho, Yuri Carvalho, Luana Flores, Danilo Wagner e Montemor, Difarias. Afrosonoro, Olodumatão e DJ Lucas. Também o lançamento de livros, inclusive, “Casa Cheia”, da escritora paraibana Fabiana Carneiro, o Cine Barra com mostra de curtas paraibanos voltados para o público infantil da comunidade, além das feiras de literatura, de artesanato e culinária.
Com uma programação ainda mais plural que nas edições anteriores, a FLIBA se consolida nesta 5ª edição como um espaço de fomento e integração cultural que fortalece os laços e compromissos entre educação, cultura e a comunidade.
A Festa Literária da Barra de Mamanguape nasceu em 2020, como fruto das ações de extensão do IFPB em seu Centro Avançado Cabedelo, para ser uma Jornada de Cultura, Leitura e Ancestralidade.
A primeira edição da Fliba, em tempos de pandemia, foi totalmente remota. A partir de 2021, o evento vem acontecendo de forma presencial e tem ampliado o seu alcance a cada edição.
A Festa é uma iniciativa conjunta dos docentes e técnicos administrativos do CACC,
em parceria com educadores populares e agentes da cultura local. O principal objetivo da Fliba, segundo os seus organizadores, é desenvolver ações contínuas nas comunidades de Praia de Campina, Lagoa de Praia e Barra, todas incluídas na APA Barra de Mamanguape.