Da Redação com CMJP
Estudantes do 4º ano assistiram a uma palestra sobre o Legislativo Municipal
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebeu, na manhã desta quarta-feira (21), alunos do 4º ano do colégio Evolução. A visita faz parte do projeto ‘Escola na Câmara’, da Escola do Legislativo Celso Furtado, em que estudantes vêm à Casa Legislativa e assistem a uma palestra sobre as funções da Câmara Municipal e dos vereadores. Em 2023, a escola teve a experiência pela primeira vez com as turmas do 4º ano.
Raquel Queiroz, coordenadora pedagógica do colégio Evolução, explicou: “Nós saímos dos livros, da sala de aula, e trouxemos os alunos aqui para que vivenciem isso. Ter acesso ao espaço torna o aprendizado mais significativo. No ano passado fizemos a primeira visita e tivemos um resultado incrível. Eles adoraram”.
O estudante Paulo Roberto afirmou: “Aqui, estou aprofundando o assunto que já aprendi em sala de aula sobre os três poderes, o Judiciário, o Executivo e o Legislativo”. Antonella destacou que a visita é importante para pensar num futuro melhor para João Pessoa, aprendendo o papel dos vereadores. A aluna Malu complementou que entender a elaboração e funcionamento das leis é primordial para o bem da cidade.
O diretor-executivo da Escola do Legislativo da CMJP, Paulo Eduardo de Sá Barreto, explicou sobre o projeto: “É, sobretudo, uma abertura desta Casa à sociedade. A gente já abre para o público por meio de audiências públicas, pelo trabalho que a TV Câmara de João Pessoa e o Portal fazem, e outra forma da Escola fazer isso é através da educação. Então, oferecemos os cursos para os adultos e também visitas para universitários. Essa programação pode ser feita com as crianças, com o pessoal do ensino fundamental e médio. A gente adapta as palestras e sempre tenta ter a presença de um parlamentar para que façam perguntas a ele. No final, os alunos fazem uma avaliação e apresentam suas próprias propostas”.
Para participar do projeto, as escolas e instituições interessadas podem obter mais informações e se inscrever acessando o link.