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O governo federal inaugurou, nesta segunda-feira (6), um escritório de monitoramento em Porto Alegre para ações decorrentes à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Com sede no prédio da Caixa Econômica Federal na capital gaúcha, o espaço permitirá, segundo o governo, mais agilidade na tomada de decisões, além de articulação das equipes federais com o estado e município para socorrer os afetados pelas fortes chuvas e no processo reconstrução local.
Participaram do ato de inauguração os ministros:
- Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom);
- Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional; e
- Nísia Trindade, da Saúde.
Segundo Pimenta, as pessoas afetadas precisam de água, alimento, abrigo, condição de sobrevivência. “Isso não é pra amanhã. Isso é pra hoje. E é por isso que nós estamos aqui fazendo essa instalação. Para não perder tempo e a partir de agora já operar de forma ainda mais forte e de forma ainda mais organizada”.
Não adianta só ter o recurso se nós não tivermos a agilidade, a organização e a capacidade de trabalho para fazer com que esse recurso chegue o mais rapidamente da ponta. Essa é a grande tarefa do momento: fazer chegar com rapidez esse recurso
Paulo Pimenta
Além do escritório, o governo federal também conta com uma sala de situação no Palácio do Planalto, em Brasília, para discutir ações ao Rio Grande do Sul.
Sob coordenação da Casa Civil, a sala de situação funcionará em caráter emergencial e permanente enquanto durar a situação de catástrofe no Sul do país.
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