Campina Grande bate próprio recorde e mantém título de “Maior Quadrilha Junina do Mundo”

Foto: Divulgação
 

Da Redação com CODECOM/CG

Mais uma vez, Campina Grande bateu o recorde com a maior quadrilha junina do mundo. O fato aconteceu na tarde desta quarta-feira, 15, onde os forrozeiros e dançarinos voltaram ao Parque do Povo para a oitava edição do maior “Quadrilhão Junino do Mundo” e com 1.049 casais o Quadrilhão alcançou a nova marca atestada pelo Rank Brasil.

A cidade conquistou o título pela primeira vez em 2013 com 628 pares, ultrapassou a marca em 2014, reunindo 716 casais. Em 2015, o Quadrilhão Junino da terra do Maior São João do Mundo, teve a participação de 725 casais de dançarinos, enquanto em 2016 o número de pares foi de 746. Em 2017 e 2018 estabeleceram a marca de 885 e 908 casais, respectivamente. Enquanto em 2019 o recorde foi estabelecido com 1.010 casais. Já neste ano, a marca foi superada com 1049 pares de forrozeiros.

O maior “Quadrilhão Junino do Mundo” é realizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio de várias secretarias municipais, a exemplo de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Assistência Social (Semas), Desenvolvimento Econômico (SEDE), Educação (Seduc), Coordenadoria de Turismo, Secretaria de Cultura (Secult), Superintendência de Transportes Públicos (STTP) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) que, por meio da tecnologia NFT, garantiu a emissão de certificados aos participantes do Maior Quadrilhão Junino do Mundo, entre outras.

O secretário de Educação, Asfora Neto, que na oportunidade esteve representando o prefeito Bruno Cunha Lima, disse que o Maior Quadrilhão Junino do Mundo já é uma marca dentro do Maior São João do Mundo. Asfora Neto destacou a participação em massa da rede municipal de Educação. Ele frisou que a educação anda entrelaçada com a Cultura, como duas irmãs inseparáveis, e lembrou ainda que o prefeito Bruno fez a maior liberação da história do Maior São João do Mundo para as quadrilhas juninas, totalizando um valor de mais de R$ 320 mil.

“As nossas raízes devem ser lembradas, pois, a cultura nordestina é muito rica e bonita, sendo, portanto, um momento de festa e de congratulações entre as crianças, mostrando a elas que é importante levar isso adiante”, disse Asfora Neto.

Asfora Neto falou ainda sobre a importância da participação dos estudantes da Rede Municipal neste momento. “É um momento único, um retorno selado por tantas perspectivas positivas e é um prazer ver nossos estudantes participando ativamente desse instante. Tudo isso representa um novo tempo, inclusive para a Educação”, pontuou.

De sua parte, a secretária Giseli Sampaio, da Cultura, ressaltou a importância do evento para sua área: “Reunir mais de mil brincantes de quadrilhas juninas num único espaço comprova a força que a cultura popular celebra em Campina Grande. Como cidade que realiza o Maior São João do Mundo, temos orgulho da certificação de maior número de quadrilheiros do mundo”.

O chefe de Gabinete do prefeito Bruno, Gilbran Asfora, disse que o sentimento de cultura nasce na pessoa ainda criança. Esse investimento de mostrar à criança a cultura e a tradição da festa é fazer com que a cidade continue fazendo o Maior São João Mundo. Gilbran afirmou que, eventos como este, mostram a dedicação, a força e a pujança que tem o povo campinense.

O secretário de Esportes de Campina Grande, Vanildo Leite, disse que a quadrilha representa a cultura da cidade, as raízes do povo nordestino.

“Fico muito feliz por termos organizado uma festa tão bonita. Agradeço ao prefeito Bruno, por ter nos dado todo apoio e também aos secretários das outras pastas, que se reuniram a nós para que esse momento fosse de tamanho brilho, apontando um novo recorde para nossa cidade”, declarou Vanildo.