Da Redação com CMJP
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o presidente da Câmara, Dinho Dowsley, deram mais um passo para a viabilização do empréstimo de 55,5 milhões de euros (R$ 336 milhões) junto à Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD. A assinatura do contrato ocorreu nesta terça-feira (23), restando agora apenas a liberação do Senado e do Tesouro Nacional para a concretização da operação de crédito.
A ação prevê a destinação dos recursos para investimentos nas áreas de mobilidade e revitalização do Rio Jaguaribe. Serão 44,3 milhões de euros a Agência Francesa e 11 milhões de euros de contrapartida do poder público municipal.
De acordo com o presidente da Câmara de João Pessoa, os recursos vão garantir um salto qualitativo nos investimentos na mobilidade da capital, além de ganhos para o meio ambiente. “A Casa de Napoleão Laureano tem acompanhado todas as fases da negociação. O projeto que autorizou o empréstimo, inclusive, foi aprovado em tempo recorde na Câmara”, ressaltou Dinho Dowsley.
Do montante total do empréstimo, 33,3 milhões de euros serão destinados a obras de mobilidade, sendo 30 milhões fruto da Agência Francesa e 2,8 milhões de contrapartida da Prefeitura de João Pessoa.
Com relação ao rio Jaguaribe, o valor de investimento é de 18,6 milhões de euros, sendo 13,2 milhões da AFD e 5,4 milhões de contrapartida da Prefeitura de João Pessoa. Além dessas ações, existem outros investimentos voltados para a gestão sócio ambiental do programa, com valor de 3,4 milhões de euros, sendo 700 mil da Agência Francesa e 2,7 milhões da PMJP.