Da Redação com CMJP
Rádio Câmara resgata programa em homenagem ao cineasta paraibano, que morreu no último dia 24
Em homenagem ao cineasta e documentarista paraibano Vladimir Carvalho, o Acervo 88, da Rádio Câmara (88.7MHz), resgata o programa Trilha das Artes, que traz uma conversa de André Amaro, da Rádio Câmara dos Deputados, com o cineasta, ao som do rock produzido em Brasília, local em que foi radicado. O cineasta e documentarista morreu, no último dia 24, aos 89 anos, em Brasília. O Acervo 88 vai ao ar nesta sexta-feira (1º), às 9h, e vai ficar disponível nas plataformas de streaming Deezer e Spotify e no portal da Casa.
Natural de Itabaiana, Vladimir Carvalho atuou nos jornais A União e Correio da Paraíba, além de ser corroteirista do documentário Aruanda, de Linduarte Noronha, uma das obras que marcaram o início do cinema novo em 1960. Ele dedicou mais de 50 anos de sua vida ao cinema, produzindo mais de dez documentários sobre temas de política e história nacional.
Brasília foi o local em que produziu muitos dos seus filmes, buscando resgatar passagens marcantes da história da capital federal, como ‘Conterrâneos Velhos de Guerra’, sobre os operários anônimos da época da construção, e ‘Barra 68’, que conta as agressões que a Universidade de Brasília (UnB) sofreu com a ditadura militar.
No programa Trilha das Artes, é possível acompanhar trechos da entrevista com o cineasta, ao som do rock produzido pelas bandas Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e Paralamas do Sucesso – formadas pela primeira geração de filhos de intelectuais, diplomatas e políticos surgida nos anos 80 e personagens do seu documentário ‘Rock Brasília’, lançado em 2011.