ASCOM/CMJP ©
Nova sede do Legislativo Municipal será construída na Rua das Trincheiras, preservando edificação histórica
A nova sede da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) será construída no terreno de um prédio histórico, situado na Rua das Trincheiras, no Centro, preservando a edificação anterior e unindo o novo ao antigo. As mudanças na legislação que tornaram essa construção possível e outras informações importantes para os interessados em investir e morar no Centro Histórico serão divulgadas ao público na Feira de Negócios Viva o Centro, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de maio, no Teatro do Sesc.
O chefe de gabinete do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Victor Pessoa, destacou a importância da aprovação da construção da nova sede do Legislativo Municipal na área central da cidade. “O grande marco para esse movimento de reativação do Centro Histórico foi a aprovação da nova sede da Câmara, na Rua das Trincheiras. Essa foi a pedra fundamental desse momento que estamos vivendo. A partir daí, vários setores, pessoas e empresários foram encorajados a fazer movimentações voltadas para o Centro Histórico”, avaliou.
De acordo com Victor, não fosse a aprovação das leis, não seria possível a construção desse novo prédio no local atual, nem o da Defensoria Pública, que será erguido no terreno do antigo Hotel Tropicana. “O Iphaep passa por um processo de atualização da legislação técnica para trazer para a Paraíba o que já acontece no mundo, permitindo assim uma maior flexibilidade para atrair ainda mais os empresários para o Centro Histórico. Nós estamos mudando cada dia mais a nossa imagem, e muitos empresários que estavam com imóveis embargados, há cerca de 14 anos, estão indo ao Instito para dialogar, pois estão vendo que atualmente as coisas estão acontecendo. Esse é o momento”, avaliou o chefe de gabinete, destacando ainda que o Iphaep tem participação direta em todas as obras do Centro Histórico, uma vez que elas precisam de autorização do Instituto para serem realizadas.
De acordo com arquivos documentais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Centro Histórico de João Pessoa abrange mais de 500 edificações, contemplando os bairros do Varadouro (Cidade Baixa) e Centro (Cidade Alta). A área tombada compreende 370 mil m², em 25 ruas e seis praças.
Feira de Negócios
Os empresários interessados em investir no Centro de João Pessoa terão uma grande oportunidade para colocar em prática os seus projetos, durante a Feira de Negócios Viva o Centro. Lá, os empresários terão a oportunidade de conhecer todos os incentivos fiscais oferecidos pelo Governo e pela Prefeitura, e iniciar os processos de adesão aos programas. Haverá estandes, também, enfocando o reforço da segurança e investimentos em infraestrutura na área central, além de oferta de crédito através do Empreender Paraíba, do Governo, e do Programa Eu Posso, da Prefeitura.
A população também encontra orientações sobre como ter acesso aos incentivos fiscais e microcréditos oferecidos, além das ações de revitalização que estão sendo executadas a fim de preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade no portal Viva o Centro (joaopessoa.pb.leg.br/vivaocentro).