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Unimed-JP faz alerta a clientes sobre como evitar golpe do falso boleto

Portal BR230 by Portal BR230
17 de março de 2025
in Paraíba
Unimed-JP faz alerta a clientes sobre como evitar golpe do falso boleto


PARAÍBA.COM.BR

Os golpistas estão utilizando métodos cada vez mais sofisticados para enganar os consumidores. E quanto mais as organizações criam mecanismos de segurança para blindar seus clientes, mais os criminosos aperfeiçoam suas técnicas. Um dos golpes que tem crescido no Brasil é o do falso boleto. Mas, com um pouco de atenção, é possível identificar a fraude antes de sofrer qualquer prejuízo financeiro.

Com uma carteira de 175 mil clientes, a Unimed João Pessoa tem investido em tecnologia e em campanhas informativas para evitar que seus beneficiários caiam na armadilha do falso boleto. Mas o cuidado maior depende mesmo dos clientes, já que a fraude é praticada pelos criminosos envolvendo diretamente o e-mail, telefone e aplicativos de mensagens particulares das pessoas.

SEGUNDA VIA

O primeiro alerta da Unimed João Pessoa para os beneficiários é que jamais tentem obter a segunda via do boleto por meio de pesquisa em sites de buscas. Esse é um dos principais meios utilizados pelos criminosos para realizar a fraude. A orientação é obter o boleto nos canais oficiais do plano de saúde: Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/cliente), aplicativo Unimed JP (disponível para os sistemas Android e iOS) e atendente virtual (83-2106-0700).

No Portal Unimed JP, o cliente pode aderir à fatura digital, que passará a ser enviada para o e-mail informado no momento do cadastro e o acesso só é liberado mediante a informação de alguns números do CPF. “Jamais utilize para pagamento da mensalidade boletos recebidos por e-mail e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, caso você não tenha solicitado por meio dos canais oficiais da Unimed JP”, alerta a diretora Financeira Mônica Carvalho.

CANAIS DE ATENDIMENTO

Caso o cliente identifique qualquer sinal suspeito no boleto, a orientação de Mônica Carvalho é não fazer o pagamento e entrar em contato, imediatamente, com os canais oficiais de atendimento da Unimed João Pessoa: SAC (0800-725-1200), que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana; e a atendente virtual (83 2106-0700).

Os números de telefone do SAC e da atendente virtual são os únicos utilizados pela Unimed JP para esse tipo de demanda. Para garantir a segurança, em todos esses canais, são utilizadas perguntas-chaves para garantir que é o cliente quem está mantendo contato.

FIQUE ATENTO

Na maioria das vezes, o boleto falso possui muita similaridade com o documento verdadeiro, seja nas cores, logo ou até mesmo nome da empresa beneficiária. Se o cliente não fica atento, acaba pagando um boleto que cairá em uma conta de golpistas. Abaixo, listamos algumas dicas para você identificar os boletos oficiais da Unimed João Pessoa:

– Os boletos da Unimed JP sempre começam com a sequencial 74891 no campo “Nosso número” e o banco de origem é a Sicredi.

– Antes de pagar, verifique todas as informações, como data de vencimento da fatura, CNPJ da Unimed JP (08.680.639/0001-77) e o nome do favorecido. No caso da Unimed JP, é utilizada a Razão Social “Unimed João Pessoa Cooperativa de Trabalho Médico”. Se, ao fazer a leitura do código de barras, não identificar a Unimed João Pessoa como “emissor”, não efetue o pagamento.

– Valor da cobrança: o valor a pagar aparece nos últimos números do código de barras e no campo “valor do documento”. Caso os valores não sejam iguais, desconfie. Outro sinal de alerta é constar um valor muito diferente da sua mensalidade, sem justificativa, em uma cobrança que costuma ter um valor fixo. Sob nenhuma hipótese, o boleto da Unimed JP terá o campo do valor da fatura vazio para que o cliente preencha.

– O erro na leitura do código de barras é um sinal de alerta de golpe. Os criminosos induzem o beneficiário a copiar o número do falso boleto, direcionando o pagamento para a conta dos golpistas.

– A Unimed JP jamais pergunta o valor da mensalidade ou do boleto e não disponibiliza o documento em outros sites ou envia pelo WhatsApp, exceto quando solicitado pelo cliente via SAC ou atendente virtual.

Se mesmo com todos esses cuidados, o cliente perceber que caiu em um golpe, deve procurar qualquer delegacia de João Pessoa e registrar Boletim de Ocorrência. Também existe a possibilidade de solicitar o cancelamento do pagamento ao banco. Mas, é preciso agir rápido, pois isso só é possível se o pedido for feito no mesmo dia da constatação da fraude.



Fonte: PARAÍBA.COM.BR
Foto: DIVULGAÇÃO/PARAÍBA.COM.BR

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.


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