PARAÍBA.COM.BR
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), usou as redes sociais para responsabilizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após Donald Trump impor uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras aos Estados Unidos.
No documento, Trump justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Ele também destacou ordens do STF emitidas contra apoiadores do ex-presidente brasileiro que mantêm residência nos Estados Unidos.
“Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil. Outros países buscaram a negociação”, escreveu Tarcísio de Freitas na plataforma X, antigo Twitter.
“Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de quem governa. Narrativas não resolverão o problema”, completou.
Segundo o presidente dos Estados Unidos, as tarifas passam a valer a partir do dia 1º de agosto. Donald Trump justifica a medida tarifária citando ainda supostos “ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.
Lula reagiu à declaração de Trump e afirmou que o tarifaço de 50% a todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos será respondido com a Lei de Reciprocidade Econômica.
Em rede social, o presidente defendeu a soberania do país e disse que é falsa a alegação do presidente norte-americano Donald Trump de que a taxação seria aplicada em razão de déficit na balança comercial com o Brasil.
“Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, afirmou o presidente.