CONGRESSO EM FOCO ©
O tom amigável do encontro do presidente Lula (PT) com líderes do Senado na terça-feira (5) abriu espaço para uma cobrança de proximidade do Executivo com o Legislativo. Senadores da base de apoio pediram que o petista e o seu governo intensifiquem o diálogo com o Congresso.
Senadores que estavam na reunião afirmam que o pedido foi feito por Eliziane Gama (PSD-MA), como representante da bancada feminina, e por integrantes do PSD e do União Brasil. O presidente Lula respondeu de forma positiva e se comprometeu a receber mais os senadores.
Lula recebeu na terça-feira (5) o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e líderes da Casa Alta. Também participaram do encontro ministros da gestão petista, como Alexandre Padilha, de Relações Institucionais, Rui Costa, da Casa Civil, e Fernando Haddad, do Ministério da Fazenda.
- Veja quem participou de encontro de Lula com senadores no Alvorada
Segundo senadores, o pedido não representa uma crítica ao ministro Padilha, responsável pela articulação política, e o ministro chegou mesmo a ser elogiado pelos parlamentares na reunião. Mas os congressistas sentem falta de uma relação mais próxima com Lula.
Padilha é criticado principalmente por deputados. No discurso de início do ano Legislativo, Lira fez críticas à articulação da gestão petista. Em 22 de fevereiro, Lula prometeu ficar mais próximo da articulação na Câmara.
A relação de Lula com o Senado é mais tranquila. Pacheco e o presidente da República são aliados políticos e o governo conta com uma base de apoio sólida na Casa. Ainda assim, senadores pedem uma proximidade maior.
The post Senadores governistas querem que Lula se envolva mais na articulação política appeared first on Congresso em Foco.