PARAIBA.COM.BR ©
O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Cláudio Furtado, falou, na tarde desta segunda-feira, (19) sobre a importância edição do Seminário de Transformação Digital acontece nos próximos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, no Intermares Hall, em Cabedelo. As inscrições são gratuitas e estão abertas, podendo ser realizadas através do site https://secties.pb.gov.br/seminariodetransformacaodigital/.
Durante entrevista ao Programa Rede Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação, o secretário afirmou que o evento será muito importante porque tratará a questão da transformação digital sobre a ótica de grandes temas que temos debatido hoje, como as grandes plataformas, as fake news, a inteligência artificial, que está cada vez mais sendo discutida e fazendo parte do dia a dia em todos os níveis da sociedade.
“Estarão em pauta durante a realização do evento, temas que estão presentes no cotidiano da sociedade. “Vamos reunir especialistas, pensadores e o público para refletirem juntos sobre o tema “Reflexões sobre inteligência artificial, democracia, inovação tecnológica e cultura. Essas discussões estão na agenda mundial e estamos trazendo para o nosso debate porque também é importante do ponto de vista do Estado e da discussão sobre os direitos do cidadão” , disse Cláudio Furtado.
O secretário explicou que durante os três dias, serão promovidas palestras, painéis e mesas redondas, duas hackathons, seis minicursos e cinco oficinas. Além disso, startups poderão apresentar suas experiências através do showcase; haverá um espaço dedicado à mulher e tecnologia; e o público também poderá conferir atrações culturais. “Foram convidados palestrantes da Paraíba, do Brasil e também de Portugal. Vozes influentes no mundo da tecnologia e da inovação”, disse.
Durante o seminário, serão ofertados seis minicursos, com 50 vagas cada. Os temas serão: Modelagem de Processos para Negócios; Transformação Digital na Administração Pública; Propriedade Intelectual e IA; Formalizando Minha Arte; Primeiras Explorações com a Computação Quântica, Inteligência Artificial e Inovação.
Além disso, o Seminário irá contar com cinco oficinas, também com 50 vagas cada. Serão elas: Oficina de Mindset; Confiabilidade dos Dados na Administração Pública; Desenhando um Modelo de Negócios; Como Funciona o Processamento de Linguagem Natural; Inclusão Digital. Também serão 50 vagas para cada uma delas.
Os participantes inscritos especificamente para minicursos, oficinas e hackathons também terão acesso livre às palestras do evento. O seminário conta, ainda, com a parceria do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
“Estamos trazendo pessoas dos mais diversos setores acadêmicos e outras ligadas aos governos do Brasil e de Portugal para debater a influência desses assuntos no dia a dia da administração pública para que a gente possa cada vez mais fazer uma administração democrática”, finalizou o secretário.