SECOM/JP
O Centro Administrativo Municipal (CAM) virou um grande palco para a apresentação de uma roda de capoeira na abertura do evento que celebra o Dia da Pessoa Capoeirista, comemorado nacionalmente nesta terça-feira (15). A celebração conta com programação especial até sexta-feira (18).

O evento “Andarilhagens da Capoeira na Rede Municipal de João Pessoa: Celebração do Dia da Pessoa Capoeirista” faz parte do projeto ‘Capoeira no Chão da Escola: Gingando entre os Saberes’, da Secretaria de Educação de João Pessoa (Sedec).






O evento é organizado pelo Projeto ‘Capoeira no Chão da Escola’, vinculado ao Departamento de Programas Integradores, da Secretaria de Educação, e segue com uma programação até sexta-feira (18), com a realização de rodas de capoeiras e diálogos, além de palestras e intercâmbio de estudantes.
A programação da tarde acontece na Escola Municipal Aruanda, no Bairro Bancários, com a realização do seminário ‘O que é ser Mestre? Lugares, identidades e memórias’, ministrado pela Mestre Sabiá, Mestre Dário e professor doutor, Diego Reis (CE/DFE/UFPB), mediado pela Mestra Malu, coordenadora do projeto ‘Capoeira no Chão da Escola’.
“Essa celebração é uma oportunidade especial para que nossos estudantes vivenciem a riqueza artístico-cultural da capoeira, conheçam sua história e experiências em João Pessoa, além de promover o exercício da cidadania, a valorização das diversidades étnico-raciais, a preservação do patrimônio cultural imaterial e o combate ao racismo nas escolas”, afirma Mestra Malu.






O Dia da Pessoa Capoeirista é celebrado nesta terça-feira, 15 de julho, conforme a Lei Municipal 14.418/2022, também alinhado à Lei 10.639/2003, que visa reconhecer a capoeira como uma importante manifestação cultural afro-brasileira e com a BNCC, ECA e o Estatuto da Igualdade Racial, visando uma escola pública democrática e plural.
Escolas participantes – Participam do evento as escolas municipais Zumbi dos Palmares, Seráfico da Nóbrega, Radegundis Feitosa, Antônia do Socorro, José Américo, Fernando Milanez, Ângelo Notare, Dumerval Trigueiro, Ana Nery, José Peregrino, Ubirajara Botto, Oscar de Castro, João Santa Cruz, João Medeiros, Arnaldo de Barros, Dom José Maria Pires, Chico Xavier e Escola Leonel Brizola.
Programação
14 de julho (segunda-feira)
Manhã – Abertura – 8h30 às 10h.
Seminário: ‘O que é ser Mestre? Lugares, identidades e memórias – mestre Sabiá, mestre Dário, prof. . dr.º Diego Reis (CE/DFE/UFPB). Mediação: mestra Malu.
Local: EMEF Aruanda – Bancários.
15 de julho (terça-feira)
Manhã – 8h30 às 11h
Mostra Cultural ‘Capoeira no Chão da Escola Manhã’
Tarde – 13h às 16h
Local: CEMAPI – Centro Escolar Municipal da Atividade Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire – Centro.
16 de julho (quarta)
Tarde – 13h às 16h
Intercâmbio dos alunos, roda de diálogo e capoeira.
Convidado: Mestre Naldinho (Grupo Angola Comunidade).
Local: EMAI João Santa Cruz de Oliveira – Bairro dos Novais
17 de julho (quinta)
Tarde – 13h às 16h
Intercâmbio dos alunos, roda de diálogo e capoeira.
Convidado: Mestre Zunga (Escola de Capoeira Afro Nagô).
Local: EMEIEF Quilombola Prof. Antônia do Socorro da Silva Machado – Bairro Paratibe.
18 de julho (sexta)
Manhã – 8h30 às 11h
Vivência
Local – CMEI El Shaday (Mangabeira) e CMEI Rodrigo Moreno (Cristo Redentor)
Tarde – 13h às 16h
Intercâmbio/roda de diálogo e capoeira.
Local: EMAI Chico Xavier – Jardim Oceania.