CODECOM/PMCG
O Teatro Municipal Severino Cabral foi o cenário escolhido para o lançamento oficial da programação do Festival de Inverno de Campina Grande (FICCG), na manhã desta sexta-feira (8). Realizado pelo Instituto Solidarium em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, o evento chega à sua 50ª edição e promete uma celebração à altura de seu legado artístico, entre os dias 14 e 24 de agosto.
Para marcar o jubileu de ouro, o festival trará uma programação diversificada, reunindo grandes nomes da música brasileira, como Vanessa da Mata e Elba Ramalho, além de atrações inéditas e atividades que contemplam diversas linguagens artísticas.
Durante a cerimônia de lançamento, estiveram presentes autoridades locais, artistas e o público em geral. O vice-prefeito Alcindor Villarim e o secretário de Cultura, André Gomes, assinaram, ao lado da idealizadora do festival, Eneida Agra Maracajá, o convênio de R$ 420 mil que viabiliza a realização desta edição comemorativa.
Com o tema “A Arte como Patrimônio de Todos”, o FICCG 2025 se espalhará por diversos espaços da cidade, incluindo o Teatro Severino Cabral, Praça da Bandeira, Centro Artístico e Cultural da UEPB (CAC), Feira Central e o Parque Evaldo Cruz.
Entre as novidades desta edição está a participação internacional da companhia espanhola Cia ELELEI, que apresentará o espetáculo “A Ciegas”, ampliando o alcance da Mostra de Dança do festival. Também farão sua estreia no evento artistas como Mayana Neiva e Luís Kiari, entre outros nomes do cenário nacional.
Emocionada, a professora Eneida Maracajá destacou o significado de alcançar meio século de história:
“Chegar aos 50 anos, mais do que resistência, é uma prova de fé no poder das artes. É paixão. Ninguém realiza nada sem se apaixonar. Acredito que o amor é o que permanece. Tudo passa, mas a arte — que é amor — fica”, declarou.