PARAÍBA.COM.BR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de 1º turno para a eleição de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9). As intenções de voto variam entre 35% e 43%, dependendo da lista de candidatos.
No 2º turno, Lula também venceria todos os adversários, mas não alcança 50% das intenções em nenhum cenário devido aos indecisos e votos em branco ou nulo.
Vantagem sobre Tarcísio
O levantamento mostra que Lula ampliou a vantagem sobre Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo e principal nome da oposição. Tarcísio afirmou que não disputará a presidência e tentará a reeleição estadual.
Em maio, a diferença entre os dois era de apenas 1 ponto, com empate técnico (41% a 40%). Desde então, Lula subiu para 45%, enquanto Tarcísio caiu para 33%, registrando 12 pontos de vantagem, a maior do ano.
Outros 19% disseram que votarão em branco ou nulo e 3% estão indecisos.
Adversários mais competitivos
O rival mais competitivo neste momento é Ciro Gomes (PDT). Lula venceria Ciro por 41% a 32%, diferença de nove pontos.
Por outro lado, a maior vantagem de Lula é contra Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, com 23 pontos de diferença (45% a 22%). Em seguida, ele lidera contra Romeu Zema (47% a 32%), Ronaldo Caiado (46% a 31%) e Eduardo Bolsonaro (46% a 31%).
Intenção de voto espontânea
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes, Lula aparece com 19%, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível, com 6%. Outros nomes, incluindo Michelle Bolsonaro e Tarcísio, somam 1% cada. Indecisos chegam a 69%, e 3% afirmam que votarão em branco ou nulo.
A Quaest entrevistou 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre 2 e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95%.











