PARAIBA.COM.BR //
Acontece neste sábado (14) o fenômeno do eclipse solar anular. Em João Pessoa, que tem posição geográfica privilegiada, será possível observá-lo por completo. Mas, segundo o geofísico e youtuber Sérgio Sacani, do canal de astronomia Space Today, durante entrevista exclusiva ao programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação nesta sexta-feira (13), alguns cuidados devem ser tomados. Nela, ele explicou o que pode e o que não pode na hora de contemplar esse evento astronômico.
Ao programa Arapuan Verdade, Sérgio Sacani disse que a primeira recomendação é não olhar diretamente para o sol, porque esse contato, segundo ele, pode causar queimaduras nos olhos ou até mesmo cegueira. Ele ressaltou que os observadores devem usem óculos especial, do tipo vidro de soldador, número 14.
Porém, devido à alta procura pela posição privilegiada, o produto já está em falta em vários estabelecimentos da Capital. Durante a entrevista, Sacani disse que à observação pode ser feita então com vidro de soldador número 12 ou 10. Neste caso, é necessário comprar dois exemplares do produto, que devem ficar um sobrepondo o outro, para garantir a segurança de quem vai acompanhar o fenômeno.
Ele também ressaltou que a observação não pode ser feita com os seguintes acessórios:
- Óculos de sol
- Óculos 3D
- Chapa de radiografia
Sacani explicou que a proteção dos itens não é suficiente para proteger a saúde dos olhos dos observadores. Natural de São Paulo, o geofísico fará uma live neste sábado, direto de João Pessoa, para as pessoas que não tenham os acessórios de segurança possam acompanhar. Confira trecho da entrevista concedida ao programa Arapuan Verdade: