PARAIBA.COM.BR //
A médica cardiologista, Tauanny Frazão, alertou, na tarde desta quinta-feira, (24), sobre os fatores de risco que podem levar um infarto ou a outra doença cardíaca. As informações foram repassadas durante entrevista ao Programa Rede Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação
Tauanny Frazão explicou que os principais fatores de risco que podem levar a um infarto são: o tabagismo, sedentarismo, alimentação ruim, colesterol alto e estresse em excesso. “ Além do infarto, essas condutas podem provocar hipertensão, AVC, obesidade, depressão e diabetes. Diabéticos e hipertensos têm de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto”, alertou a médica.
Tauanny Frazão explica que a prática de exercícios físicos regulares, é uma das melhores formas de prevenção contra o infarto. “ A adoção desse hábito, combate o sedentarismo, obesidade, diabetes, colesterol, hipertensão e fortalece o músculo do coração, reduzindo consideravelmente a probabilidade de um infarto”, destacou
Ainda durante a entrevista, a médica falou sobre A doença arterial coronariana (DAC). Ela explicou que a DAC é um tipo de doença cardíaca que causa o fornecimento inadequado de sangue até o músculo cardíaco – um estado potencialmente prejudicial. A doença arterial coronariana também é conhecida como doença cardíaca coronária (DCC). “ Uma artéria coronariana bloqueada pode causar um ataque cardíaco, tanto em homens como em mulheres.
“A doença arterial coronariana é causada pelo acúmulo de gordura, depósitos gordurosos dentro das artérias. Esses depósitos são formados por colesterol, cálcio e outras substâncias no sangue. Esse acúmulo é denominado “placa aterosclerótica” ou simplesmente “placa”. Depósitos de placas podem obstruir as artérias coronárias e deixá-las rígidas e irregulares. Isso é denominado “endurecimento das artérias”, finalizou a médica.