DIÁRIO DO PODER ©
Na liderança absoluta como o destino mais procurado do Nordeste, mesmo durante o Carnaval, Maceió receberá mais um incentivo na divulgação de sua cultura e seus atrativos naturais, na noite deste domingo (11), ao ser homenageada na Marquês de Sapucaí, no enredo da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, do Rio de Janeiro. A homenagem é fruto de um investimento milionário da Prefeitura de Maceió no carnaval carioca.
“Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila” é o tema da homenagem inédita à capital de Alagoas, no desfile do grupo de elite do carnaval da Sapucaí, previsto para 23h. A Beija-Flor contará a história do engraxate que viveu na periferia de Maceió e marcou a história dos carnavais da primeira metade do século XX, liderando o bloco Cavaleiro dos Montes.
Articulador da homenagem, o prefeito João Henrique Caldas, o “JHC” (PL), incluiu a transmissão do desfile na programação do Carnaval de Maceió, que poderá ser acompanhado ao vivo, no QG do Rás Gonguila, montado no histórico bairro de Jaraguá. A cidade iniciou ontem a folia carnavalesca, com atrações locais como orquestras de frevo, grupos de samba, pagode e axé. E, antes da transmissão da Beija-Flor, os foliões em Jaraguá serão animados, a partir das 18h, pelas bandas Boca de Forno, Forrozão das Raios e pela Banda Cai Dentro.
No Sambódromo da Marquês de Sapucaí, desfilarão na Beija-Flor artesãos, brincantes e mestres do Patrimônio Vivo da cultura de Maceió. E os filhos de Rás Gonguilla, Benedito dos Santos Filho, Osvaldo dos Santos e Silviane do Nascimento, vão desfilar em homenagem ao legado de seu pai.
A renda de filé usada para compor fantasias e carros alegóricos da escola de samba carioca foi produzida por artesãos da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte), que já estão no Rio de Janeiro para o desfile da Beija-Flor.
Aporte milionário
A Prefeitura de Maceió patrocina o desfile da Beija-Flor com um aporte de R$ 8 milhões, com o argumento de fortalecer a identidade cultural da capital de Alagoas, sendo destaque no carnaval brasileiro com imagem positiva para o turismo e para a economia da cidade.
O trade turístico da capital alagoana expôs seu apoio à iniciativa do prefeito JHC, com o argumento de que a estratégia vai gerar emprego e renda, com a atração de mais visitantes para Maceió. “Turismo é mercado. Se não houver estratégia de trabalho e ousadia para promoção, o público irá preferir outros destinos”, afirmou Pietro Coelho, diretor de comercial da rede de hotéis Ritz Brasil, quando o patrocínio foi divulgado, em maio do ano passado.
Ontem, a Prefeitura de Maceió divulgou que dados da rede hoteleira registram média de ocupação é de 90%. E destacou que a capital alagoana tem cerca de 40% a mais em reservas que as mais competitivas da região, como Recife, Salvador e Aracaju, por exemplo.