PARAÍBA.COM.BR
O presidente Lula embarca nesta terça-feira (17) para cumprir compromissos na Índia e na Coreia do Sul entre os dias 18 e 24 de fevereiro, com o objetivo de fortalecer parcerias comerciais com os dois países.
Em Nova Délhi, capital indiana, o presidente participará da Cúpula de Inteligência Artificial ao lado de chefes de Estado, como o francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.
Lula também deve comparecer ao Fórum Brasil-Índia 2026, que reunirá mais de 250 empresários de ambas as nações. Durante o evento, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) inaugurará seu primeiro escritório em Nova Délhi.
Brasil e Índia pretendem estreitar laços em áreas estratégicas como segurança alimentar, transformação digital e tecnológica, petróleo e gás, além de parcerias nas indústrias aeronáutica e farmacêutica. O tema das terras raras também estará em pauta, já que os dois países possuem grandes reservas desses minerais estratégicos ainda pouco exploradas.
Na visita à Coreia do Sul, Lula pretende avançar na abertura do mercado sul-coreano para a carne bovina brasileira. O presidente também deve tratar do acordo de livre comércio entre o Mercosul e o país asiático, cujas negociações tiveram início em 2018.









