CONGRESSO EM FOCO //
Flávio Dino, segundo indicado de Lula (PT) para uma vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), declarou em sabatina nesta quarta-feira (13) no Senado que tem “a exata dimensão de que o Poder Judiciário não deve criar leis”. Em seu discurso no início da sessão, Dino declarou que não há um Poder Legislativo “em que atuem, simultaneamente, Câmara, Senado e Supremo” e que não terá “preconceito” em receber políticos no seu gabinete, caso seja confirmado como ministro (assista ao vídeo mais abaixo).
A frase é um aceno de Dino, atualmente ministro da Justiça, aos senadores. Nos últimos meses, a Casa Alta registrou atritos com o Supremo Tribunal Federal, culminando na aprovação da chamada PEC dos Poderes, que limita o alcance dos ministros da Corte para tomar decisões monocráticas (quando um ministro toma uma decisão sozinho, sem consultar os outros). A votação da medida repercutiu mal entre os magistrados do Supremo.
Em sua fala, Dino disse ter “muito respeito pela política brasileira” e relatou ter recebido um total de 425 políticos no Ministério da Justiça em pouco menos de um ano de atuação. Assista abaixo ao trecho.
The post Judiciário não deve criar leis, diz Flávio Dino em sabatina para o STF appeared first on Congresso em Foco.