PARAIBA.COM.BR ©
Os números de acidentes com vítimas fatais envolvendo ocupantes de motocicletas em estradas tem preocupado as autoridades de trânsito do país.
Nesta segunda-feira (5), durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, o Secretário Nacional de Trânsito, Adroaldo Catão, e o superintendente do Detran na Paraíba, Isaías Gualberto, chamaram a atenção para a atual realidade, principalmente nas pequenas cidades, onde a fiscalização é mais deficiente.
O superintendente Isaías Gualberto revelou que 80% dos atendimentos dos Hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande é de pessoas ocupantes de motocicletas. “Não é o total de acidentes, mas de pessoas atendidas nessas duas unidades, que também fazem outros tipos de atendimentos, e não apenas vítimas de trânsito”, disse.
Já o Secretário Nacional de Trânsito, Adroaldo Catão, também destacou os números e disse que o maior desafio na atualidade é fazer com que esses índices voltem a cair. Ele ressaltou que existe um aumento atrelado ao crescimento no uso de motocicletas, principalmente entre os jovens. “Ainda temos a cultura de transportar três, quatro pessoas numa moto, na maioria das vezes sem capacete, principalmente nas cidades menores”, afirmou.
Ao comparar os números de João Pessoa e Campina Grande, Adroaldo Catão disse perceber que os índices de acidentes automobilísticos tendem a ser maiores na Rainha da Borborema. Questionado sobre o porquê dessa situação, Catão explicou que isso se deve ao rápido crescimento da cidade associado à sua posição geográfica frente a outros municípios da região.