9 de maio de 2025
  • SOBRE
  • EXPEDIENTE
  • ANUNCIE
  • CONTATO
No Result
View All Result
Portal BR230
  • SÃO JOÃO
  • CIDADES
    • CAMPINA GRANDE
    • BOA VISTA
    • JOÃO PESSOA
    • LAGOA SECA
  • PARAÍBA
  • BRASIL
  • POLÍTICA
  • DINHEIRO
  • MAIS
    • CULTURA
    • GOVERNO
    • CONGRESSO
    • JUSTIÇA
Portal BR230
No Result
View All Result

Ensino Fundamental: vereador sugere inclusão de história, geografia e atualidades locais

Portal BR230 by Portal BR230
15 de abril de 2025
in Política
Ensino Fundamental: vereador sugere inclusão de história, geografia e atualidades locais


CMJP

Raoni Mendes (DC) apresentou a proposta na sessão desta terça-feira (15)

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta terça-feira (15), o vereador Raoni Mendes (DC) apresentou um Projeto de Lei que propõe a inclusão do ensino da história, da geografia e das atualidades de João Pessoa no currículo do ensino fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino.

“Subo à tribuna hoje com um propósito muito claro: um compromisso firme com a educação, com a valorização da nossa cidade e com a formação cidadã das nossas crianças e adolescentes. Estou apresentando um Projeto de Lei que propõe algo simples, mas profundamente transformador: a inclusão do ensino da história, da geografia e das atualidades da cidade de João Pessoa no currículo do ensino fundamental de nossas escolas da rede municipal”, anunciou.

Raoni Mendes defendeu que as crianças precisam conhecer de verdade a cidade em que vivem e aprender desde cedo sobre sua origem, seus marcos históricos, seus bairros, seus rios, suas praias, seus desafios e suas conquistas. “As crianças precisam entender o que está acontecendo em seu entorno, no entorno do seu município, para que possam ser cidadãos mais críticos, conscientes e participativos. A educação que transforma é aquela que faz sentido para quem aprende. Nada faz mais sentido do que estudar aquilo que está ao nosso redor. João Pessoa é rica em cultura, em história, em beleza natural, em lutas populares. É a cidade em que a gente vive e muito pouco a gente propaga sobre sua história, sua geografia, atualidades”, refletiu o parlamentar.

O vereador lembrou que existe uma lei, aprovada na CMJP, que versa sobre o tema em concursos públicos, mas não obriga que os concursos públicos municipais tenham esse conteúdo. “Chegou a hora de nós obrigarmos as pessoas a estudarem sobre a cidade onde vão trabalhar. A base curricular comum, que orienta a educação em todo país, já reconhece a adaptação dos conteúdos à realidade local. Vamos dar um passo além e transformar esse princípio em prática, com o olhar carinhoso e responsável sobre a nossa cidade. Vamos despertar o orgulho de ser pessoense, a vontade de cuidar da cidade, de participar da vida pública e entender como a cidade funciona e como pode melhorar”, argumentou.

De acordo Raoni, a norma será um investimento na autoestima dos jovens pessoenses, na construção de uma identidade forte e no fortalecimento da democracia.



Fonte: CMJP
Foto: DIVULGAÇÃO/CMJP

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.


Portal BR230

O Portal de Notícias mais Completo da Região!

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
  • SOBRE
  • CONTATO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CÓDIGO DE ÉTICA
  • REPORTAR ERRO

© 2025 Portal BR230 • Todos os direitos reservados Holos Comunicação

No Result
View All Result
  • SÃO JOÃO
  • CIDADES
    • CAMPINA GRANDE
    • BOA VISTA
    • JOÃO PESSOA
    • LAGOA SECA
  • PARAÍBA
  • BRASIL
  • POLÍTICA
  • DINHEIRO
  • MAIS
    • CULTURA
    • GOVERNO
    • CONGRESSO
    • JUSTIÇA

© 2025 Portal BR230 • Todos os direitos reservados Holos Comunicação

  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability