SECOM/JP
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) segue, neste domingo (8), com a terceira noite da operação especial de limpeza na Via Folia, durante o desfile do bloco Virgens de Tambaú. Mesmo com a chuva, as equipes mantêm o ritmo de trabalho, garantindo organização, limpeza e sustentabilidade ao evento.

Para atender à programação, a Emlur mobiliza cerca de 350 agentes de limpeza, responsáveis pelos serviços de varrição, coleta e lavagem da avenida antes, durante e após a passagem do bloco. O objetivo é assegurar que a Via Folia esteja limpa para o público e, ao final da festa, rapidamente restabelecida para o tráfego de veículos.
A operação conta ainda com a atuação de 100 catadores de materiais recicláveis cooperados, integrados ao Recicla Folia 2026, iniciativa que reforça a sustentabilidade como protagonista da festa. A grande novidade deste ano é o pagamento imediato pelos materiais coletados: pesou, o Pix cai na hora. A ação é fruto da parceria entre a Emlur, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a empresa Orizon, promovendo mais agilidade, transparência e valorização do trabalho dos catadores.


De acordo com o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, o Recicla Folia representa um avanço importante na política ambiental do município. “Estamos mostrando que é possível unir grandes eventos, responsabilidade ambiental e inclusão social. Catadores e agentes de limpeza estão dando um verdadeiro show de compromisso e responsabilidade com a cidade”, ressaltou.
O balanço das duas primeiras noites de atuação é considerado positivo pela Autarquia, evidenciando o empenho das equipes, que trabalham de forma integrada, inclusive durante a madrugada, para manter a cidade limpa mesmo com o grande fluxo de foliões.



Ecoponto – O Ecoponto, na Avenida Epitácio Pessoa, recebeu neste sábado (7) a visita da promotora de Justiça em Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Social, Cláudia Cabral, que acompanhou de perto a execução do Recicla Folia. A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com a realização de um Carnaval mais organizado, consciente e sustentável, valorizando os profissionais que trabalham com reciclagem.










