PARAIBA.COM.BR //
O delegado especializado em crimes cibernéticos, João Ricardo, fez alerta aos usuários da internet. Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação nesta quinta-feira (20), ele explicou o processo em que a vítima de um furto ou roubo deve tomar caso tenha tido um celular subtraído. Confira o passo a passo montado pelo Portal Paraíba:
Cuidados
De acordo com Ricardo, umas das primeiras coisas a se fazer é tentar bloquear contas bancárias, redes sociais e se possível instalar um novo chip o mais rápido possível. O delegado alertou que as pessoas evitem anotar senhas em seu celular, pois caso tenha sido roubado ou furtado evite as chances dos criminosos terem acesso aos seus dados.
Pedir dinheiro
Conforme a autoridade, após ter acesso ao seu dispositivo os criminosos costumam tirar dinheiro e fazer empréstimos nos aplicativos instalados no celular. Além disso, um dos golpes mais comuns é enviar mensagens para conhecidos na sua lista de contato e nas redes sociais pedindo dinheiro.
Vírus no computador
O delegado ainda ressaltou outros cuidados para quem utiliza o computador. De acordo com Ricardo, os criminosos enviam mensagens pelo e-mail fingindo ser alguma instituição ou algo semelhante solicitando que você clique em um link específico. Link este que é capaz de baixar e instalar algum software malicioso capaz de roubar todos os seus dados do dispositivo.
Pessoas cuidadosas têm chances de cair em golpes
Uma pessoa cautelosa torna as chances de ter seus dados furtados difíceis, porém não é impossível. Por isso o delegado faz algumas recomendações como não clicar em links que sejam desconfiados e verificar e-mails com pedidos imediatos, já que muitos desses são golpes.
Outro tipo de crime cibernético
Segundo o delegado, um crime praticado e pouco conhecido é quando algum criminoso que trabalha em uma operadora tira sua linha telefônica e transferir para outra pessoa, fazendo com que seu telefone tenha algumas funcionalidades afetadas e perda do acesso as suas redes sociais.
“A pessoa em posse do chip novo e com a sua linha conseguir instalar o whatsapp, que a instalação do whatsapp é uma senha de sms com código que ele coloca lá instala. assim como outros aplicativos sua senha é por e mail”, explica o Ricardo como são a atuação dos criminosos.
Recomendação
- Instalar antivírus no computador e no celular, programa este que tenha um bom reconhecimento no mercado;
- Já nas redes sociais que tenham a dupla verificação (verificação de dois fatores) seja ativada, colocar senha e e-mail de recuperação;
- Não clicar em links que possam instalar software que possam roubar seus dados.