PARAIBA.COM.BR //
A promotora de Justiça, Danielle Lucena, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, do MPPB, afirmou na tarde desta quinta-feira, (21), que cinco municípios paraibanos ainda têm lixões. “ Desde 2018 que o Ministério Público vem trabalhando, de forma conjunta, para acabar com os lixões na Paraíba disse a promotora, durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação.
De acordo com a promotora, dos 223 municípios paraibanos, 14 já estão destinando, de forma regular, os resíduos para o aterro sanitário. “Precisamos avançar no que diz respeito a destinação desses resíduos após reciclagem e coleta seletiva”, destacou.
Danielle Lucena disse ainda que quatro municípios já construíram seus lixões e estão pendentes apenas da vistoria técnica. Ainda segundo ela, outros municípios estão adotando medidas para a construção dos lixões.
Além do fim dos lixões, a promotora de Justiça destacou ainda a implantação de políticas públicas para os catadores de recicláveis, que, segundo ela, são de grande importância para o tratamento devido dos resíduos e que precisam de atenção e apoio da gestão pública.
Danielle Lucena alerta que os lixões causam grandes impactos ambientais, que podem comprometer o equilíbrio dos ecossistemas. “Um deles é causado pelo chorume, um líquido escuro e tóxico, que pode contaminar o solo e alcançar os lençóis freáticos, contaminado também as águas subterrâneas”, destacou.











