CONGRESSO EM FOCO //
Após o presidente Lula (PT) decretar a intervenção do Distrito Federal neste domingo (8), a Câmara dos Deputados deve aprovar, em votação simbólica, a decisão do presidente. Apesar de já estar em vigor, a medida tem que ser analisada pela Câmara e pelo Senado. A sessão deve começar às 20h30 desta segunda-feira (9).
A intervenção estabelece o comando da União sobre as competências do governo do Distrito Federal na área de segurança pública. O governador Ibabeis Rocha (MDB) já foi afastado do cargo nos próximos 90 dias pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A vice Celina Leão assumiu o governo.
O decreto de intervenção tem validade até o dia 31 de janeiro. Até lá, os órgãos de segurança do DF estão sob responsabilidade do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Cappelli, que foi nomeado interventor.
A intervenção foi anunciada após golpistas ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadirem o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).
The post Câmara deve aprovar intervenção no Distrito Federal em votação simbólica appeared first on Congresso em Foco.