SECOM/JP
A alegria e o colorido das fantasias tomaram conta da Avenida Duarte da Silveira, no Centro de João Pessoa, no desfile de abertura do Carnaval Tradição 2026, cujos desfiles começaram neste sábado (14) e seguem até a terça-feira (17), reunindo escolas de samba, tribos indígenas, clubes de frevo, ala ursas e maracatus.


O tradicional desfile de carnaval da Capital é promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), integrando a programação do Carnaval Multicultural 2026 de João Pessoa. Acesse a programação completa pelo link:
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves falou da importância do Carnaval Tradição. “O Carnaval Tradição faz parte da história, da memória e da identidade de João Pessoa. Algumas dessas agremiações tem mais de 100 anos e tanto eu, como o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra, temos a responsabilidade e o compromisso com investimentos com recursos próprios para garantir o fortalecimento dessa memória histórica”, ressaltou.
Este ano, o Carnaval Tradição traz para a avenida 49 agremiações dos grupos A e B, que desfilam de forma competitiva no sábado até a terça-feira de Carnaval, além de seis maracatus que participam como grupos convidados, sem concorrer a prêmios. Os desfiles começam sempre no período da tarde: no domingo, às 16h; e na segunda e terça-feira, às 17h.





Na abertura do Carnaval Tradição tiveram destaque na avenida as cores e o brilho dos componentes do Grupo B, composto pelas tribos indígenas Xavante; Jaçanã; Piragibe; Pataxós; Xingu; Papo Amarelo; Guanabara; Pele Vermelha; Tabajaras e Tribo Indígena Tupi Guanabara, além dos clubes A Corda do Frevo; Frevo Sai da Frente Dona Emília; Frevo Piratas; Frevo Adolescente Criança Feliz e Clube Alegria do Frevo. A festa também contou com os desfiles de convidados – Maracatu Coletivo Maracastelo e Maracatu Tambores do Tempo.
A primeira a desfilar foi a Tribo Indígena Xavante, nas cores vermelho, amarelo e branco contanto com adultos e crianças na avenida ressaltando as suas raízes e a importância da preservação da cultura do povo indígena. O desfile durou pouco mais de 18 minutos. De acordo com as regras do desfile, todas as agremiações têm até 30 minutos para completar sua apresentação na avenida.
Outras tribos indígenas celebraram sua ancestralidade, trouxeram temas como a cura através das ervas, outras usaram materiais reciclados na composição dos itens apresentados no desfile.
O desfile dos Clubes de Orquestra de Frevo foi aberto pelo grupo do bairro da Torre ‘A Corda do Frevo’, com o pelotão de frente com o colorido dos guarda-sóis, composto por crianças. A corda de frente prestou homenagem a Frances, costureira do bairro, mulher forte e guerreira, com história de luta e coragem.





Estrutura – A área total da estrutura destinada para os desfiles das agremiações ocupa cerca de 7 mil metros quadrados, no qual estão instaladas arquibancadas com capacidade para aproximadamente 3 mil pessoas sentadas, áreas técnicas e de apoio que garantem o funcionamento dos desfiles ao longo dos quatro dias de programação, além da instalação de 20 banheiros químicos distribuídos ao longo do percurso.
Segundo Marcus Alves, a gestão municipal investiu aproximadamente R$ 2,5 milhões no Carnaval Tradição este ano, dentro do conjunto de ações e investimentos voltados para a realização do Carnaval Multicultural 2026. O evento conta, ainda, com apoio do Governo Federal e de instituições financeiras federais.
Para a realização do evento a Prefeitura conta com uma rede de apoio integrada de segurança e serviços, envolvendo diversos órgãos municipais e estaduais como as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), e as Secretarias de Saúde (SMS), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Comunicação (Secom), além da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
A presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, Shilon Gama, considera que o Carnaval Tradição vem crescendo e se fortalecendo ano a ano. “Nós estamos no caminho certo. Esse ano está muito mais organizado, as agremiações estão satisfeitas. As coisas estão fluindo. Eu tenho certeza que tudo já deu certo”, enfatiza.
Apuração – De acordo com a Liga Carnavalesca de João Pessoa, a apuração dos desfiles está programada para a quarta-feira (18), a partir das 13h, quando serão conhecidos os campeões das categorias do Carnaval Tradição. Segundo Shilon Gama, a comissão de jurados é formada por especialistas de vários estados como Pernambuco, Ceará e Alagoas, entre outros.









