PARAIBA.COM.BR ©
O presidente Lula viaja nesta terça-feira (13) ao continente africano para suas primeiras agendas internacionais em 2024. Primeiro, o petista vai ao Egito, depois, à Etiópia — ambos países que entraram para os Brics neste ano.
O destaque da visita ao Egito é a celebração de 100 anos de relações diplomáticas entre os países. O convite para a visita de Lula foi feito pelo presidente Abdul Fatah al-Sisi antes mesmo da posse.
Na capital etíope, Adis Abeba, o presidente Lula participa como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África.
Essa será a segunda viagem de Lula à África em seu terceiro mandato. Entre os dias 14 e 15 de fevereiro, o presidente estará no Egito; entre 16 e 18, na Etiópia.
Relações com os países
A sede da União Africana, que se tornou membro oficial do G20 em 2024 com apoio do Brasil, fica exatamente na capital etíope. Com a participação de dezenas de chefes de Estado e governo na cúpula, o presidente tem convites para diversas reuniões bilaterais, que ainda não estão definidas.
O Ministério de Relações Exteriores brasileiro também vê potencial para fortalecer laços de comércio com a Etiópia.