PARAIBA.COM.BR //
“ A cada dez pacientes, dois morrem vítimas de meningite bacteriana”. A informação foi dada pelo médico infectologista, Fernando Chagas, durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação.
Fernando Chagas explica que a meningite bacteriana aguda é uma inflamação, que se desenvolve rapidamente, das camadas de tecido que cobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges) e o espaço preenchido por líquido entre as meninges (espaço subaracnóideo) quando é causada por bactérias.
“Na meningite bacteriana algumas bactérias se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta; outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos. Os sintomas dessa doença envolvem forte dor de cabeça, rigidez na região da nuca e pescoço, febre, náusea, vômito, confusão mental e sensibilidade à luz”, explica o médico.
Vacina – A Meningocócica C (conjugada) continua disponível na rotina de crianças menores de 1 ano, sendo a primeira dose aos 3 meses e a segunda aos 5 meses. Aos 12 meses é feito um reforço do imunizante.