PARAIBAONLINE
Abram alas que elas vão passar! O bloco de prévia carnavalesca “As Muriçocas do Miramar” celebra, neste carnaval, 40 anos de história e tradição em João Pessoa. Idealizado pelo cantor e compositor Fuba, o bloco nasceu em 1986 como uma brincadeira entre amigos e logo se tornou muito maior do que se imaginava.
O que ninguém esperava é que, já no ano seguinte, As Muriçocas do Miramar se tornariam símbolo do início de uma das maiores prévias carnavalescas do Brasil, o Folia de Rua, que até hoje integra o calendário de eventos da capital paraibana.
“As Muriçocas vieram como essa brincadeira, uma brincadeira espontânea, e já no segundo ano em que colocamos o bloco na rua outros blocos saíram dentro das Muriçocas. Depois do terceiro ano, em 1989, cada qual fez seus percursos e, daí em diante, foi sacramentada gradativamente a chegada do projeto Folia de Rua”, comenta Fuba.
Muriçocas do Miramar deve reunir 150 mil foliões e conta com esquema especial de segurança, em JP
Em homenagem às quatro décadas de sucesso, em 2026 foi lançado o livro “A Celebração da Alegria: 40 anos de Muriçocas”, no qual o idealizador do bloco celebra não apenas a trajetória das Muriçocas do Miramar, mas também a história e a importância do carnaval para a cidade.
“Quando foi chegando o meio do ano passado, eu pensei que tinha que registrar aqui esses 40 anos de resistência, porque nem tudo foi alegria. Então, eu achei por bem contar todo o percurso das Muriçocas, de como começou, dos anos em que tivemos problemas e das nossas alegrias. Mas aí, para entender um pouco mais, eu mergulhei também no carnaval do Brasil”, explica o idealizador das Muriçocas
Semob define bloqueios e rotas alternativas para o Muriçocas do Miramar, em João Pessoa
Como já é tradição, o desfile do bloco acontece na “Quarta-feira de Fogo”, reunindo milhares de foliões e se consolidando como uma das mais tradicionais e aguardadas manifestações culturais da cidade.
Confira no vídeo a íntegra da descontraída entrevista concedida por Fuba ao ParaibaOnline e mergulhe na história de um dos maiores blocos do país:









