SECOM/JP
O projeto Sol Maior, que acontece no Hotel Globo, Centro Histórico da cidade, apresenta, na edição desta sexta-feira (7), a Banda de Coreto, uma das diversas formações a partir da Banda 5 de Agosto. Realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através de Fundação Cultural (Funjope), o evento, que busca estimular a música instrumental na Capital, tem início às 16h e segue até o pôr do sol.
“Nosso projeto Sol Maior já se tornou um hábito para o morador de João Pessoa e para o turista que nos visita. Toda sexta-feira o público vai contemplar o pôr do sol do Hotel Globo e escutar a boa música instrumental que é realizada em João Pessoa e na Paraíba. Nós criamos, há quatro anos, o Sol Maior com esse objetivo de valorizar a música instrumental num momento de contemplação da natureza. Deu certo. O público está sempre presente e gosta muito dos nossos cantores, dos nossos músicos. Isso é fundamental, e o Hotel Globo se tornou um ambiente de alta visitação turística e do morador”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
A apresentação – conforme o maestro Rogério Borges – será como as bandas que tocavam nos coretos das cidades antigamente, com repertório que envolve maxixe, bossa, xotes, dobrado e forró. O grupo vai tocar oito músicas, entre elas, o dobrado ‘Sonhador’; ‘Hey Jude’, dos Beatles; ‘Travessia’, de Milton Nascimento; ‘Chega de Saudade’, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Também haverá uma seleção só de maxixe, além de ‘Paraíba, meu amor’ e ‘Deus me proteja’, de Chico César. “A expectativa é que o público conheça cada vez mais o trabalho desenvolvido por nossos músicos com essas formações. Esta é uma formação bem menor de um grupo que abrange 50 músicos. Estamos levando um repertório que agrada a todos os públicos”, comentou o maestro.
Nesta sexta-feira, os instrumentos utilizados pelos músicos serão clarinete, flauta, sax, trompete, trombone, bombardino, tuba e três percussões.









