CMJP
Participaram desta edição os alunos das escolas municipais Professor João Medeiros e Napoleão Laureano
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebeu, na manhã desta quarta-feira (7), 29 alunos de escolas municipais para atuarem como vereadores por um dia. A ação faz parte do ‘Parlamento Infantil’, pensado para comemorar o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, promovendo educação política e integração com a comunidade. A iniciativa é fruto de uma parceria da Escola do Legislativo e da Diretoria de Comunicação da Casa, junto com a Secretaria Municipal de Educação.
Nesta primeira edição, alunos das escolas municipais Professor João Medeiros e Napoleão Laureano, situadas no Bairro dos Novais e Oitizeiro, respectivamente, realizaram uma sessão ordinária, no Plenário Senador Humberto Lucena, seguindo os trâmites regimentais, com apresentação de requerimentos, projetos e oradores ocupando a tribuna.
A primeira mesa de trabalho foi composta pelo presidente Pietro Romenique Simões Xavier Souza, da Escola João Medeiros; pela vice-presidente Evellen Micaele Silva Costa, da Escola Napoleão Laureano; pela primeira-secretária Débora Sofia Luna Santos, da Escola Napoleão Laureano; e pelo segundo-secretário Davi Henrique Alves Tavares.
Dando início ao rito parlamentar, foi lido o expediente em mesa, contendo nove requerimentos com solicitações dos estudantes. Entre as reivindicações estão: correção de calçamento, construção de ciclovias e parques, além do aumento da quantidade de ônibus da linha que atende o Bairro dos Novais, aumento da quantidade de médicos nos Postos de Saúde da Família (PSF) e a construção de um ginásio na escola João Medeiros.
Continuando os trâmites da sessão, no Pequeno Expediente, os estudantes usaram a tribuna para justificarem as solicitações apresentadas nos requerimentos. Durante a Ordem do Dia, o aluno Davi Miguel Machado da Silva leu o anteprojeto que cria o programa ‘A Praça da Harmonia’ para incentivar a prática de exercícios físicos.
“O programa ainda incluirá campanhas de conscientização sobre vida saudável e auxílio de um profissional de educação física na coordenação de execução de atividades abertas à população”, explicou o autor da matéria. “O programa ‘A Praça da Harmonia’ foi crido com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a vida saudável e a importância dos esportes, incluindo a socialização com as pessoas do bairro e fortalecendo os laços comunitários”, justificou Davi Miguel.
A Praça da Harmonia também foi tema no ‘Grande Expediente’. O aluno Davi Henriques ressaltou a importância da praça para a prática de atividades físicas e a socialização nos bairros. “Essa é uma ideia muito boa, porque poderemos fazer atividades físicas com profissionais cuidando da gente. Vamos cuidar da nossa saúde e do nosso corpo”, elogiou o aluno.
Ainda no ‘Grande Expediente’, o presidente da sessão, Pietro Romenique, usou a tribuna para falar sobre a satisfação em participar do projeto. “É com muita alegria que estou aqui hoje, representando as crianças da minha escola e da minha comunidade. Quero agradecer por essa oportunidade tão importante, em que nós, estudantes, podemos falar, ser ouvidos e participar da construção de um Brasil melhor. O Parlamento Infantil mostra que nós, crianças, também temos ideias, sonhos e vontade de mudar o mundo”, agradeceu.
Aproveitando o ensejo do Dia do Nordestino, celebrado em 7 de novembro, o presidente ainda destacou: “Hoje, falo com o coração cheio de orgulho para dizer: sou nordestino. Ser nordestino é carregar na alma a força de um povo que resiste, que luta, que cria, que transforma. Ser nordestino é ser protagonista da sua própria história”.

A estudante Evellyn Micael Silva Costa, de nove anos, comentou sobre sua experiência: “Eu achei maravilhoso. Acho que quando eu crescer, quero ter essa profissão, porque é maravilhosa. A pessoa ajuda o bairro, a cidade, a escola, o hospital. Eu acho isso superimportante”.
O diretor da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto, explicou que essa foi uma ação específica, uma espécie de projeto-piloto, mas que a ideia é tornar o Parlamento Infantil um programa anual, realizado durante todo mês de outubro. “É a primeira edição, outras estão por vir. Nós fizemos uma ação específica, por conta do Dia das Crianças, e agora vamos fazer uma avaliação com os professores e coordenadores das escolas para saber deles as dificuldades que enfrentaram. Depois vamos fazer uma reunião interna para ver se a gente consegue implementar essa ação como um programa anual”, esclareceu.
Impressões dos professores
A diretora da escola Professor João Medeiros, Fátima Aparecida Alves de Souza Chavez, exaltou a iniciativa. “É uma oportunidade ímpar. Nós estamos muito felizes em podermos participar de uma ação tão fantástica quanto essa, de podermos colocar em prática, coisas que nós já protagonizamos na escola, como o exercício da democracia e o protagonismo infantil. Isso, para eles, foi, na verdade, a vivência de um sonho”, elogiou.
Da escola Napoleão Laureano, o diretor José Hinaudo Sobral, descreveu a experiência. “Um evento como esse, que faz nossas crianças refletirem e fazerem parte do sistema do nosso país é de fundamental importância. Eles são muito inteligentes e a escola está presente para incentivá-los, cada vez mais, e fazê-los participarem da nossa sociedade”, reforçou.
A coordenadora de Gestão e Planejamento das Escolas Municipais Ativas Integrais, Rosemary Medeiros, disse que a ação é uma oportunidade incrível. “No programa das Escolas Municipais Ativas Integrais, os estudantes são formados em três eixos: formação para a vida, formação para as competências do século XXI e formação em excelência acadêmica. Então, essa é uma oportunidade na qual eles estão em contato com a sociedade para desenvolver essa fonte de iniciativa, liberdade e compromisso dentro e fora da escola”, avaliou.
“É um momento em que eles têm voz, têm vez e podem colocar em prática tudo que eles pensaram para tornar o bairro um lugar melhor, a escola um lugar melhor. A partir dessa consciência, eles começam a agir sobre o seu próprio destino, começam a ser protagonistas da sua própria vida”, destacou o professor de Língua Inglesa e Protagonismo, Josinaldo Ferreira.











