CMJP
Dinho Dowsley (PSD) destacou a importância de a Paraíba sediar o evento
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) prestigiou a abertura do 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, na manhã desta quarta-feira (17). O evento, que pela primeira vez é realizado na Paraíba, acontece até esta sexta-feira (19), no Intermares Hall, localizado na Rodovia BR-230, Km 9, em Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa.
O presidente da CMJP, Dinho Dowsley (PSD), destacou a importância da realização do evento na Paraíba. “A realização desse Fórum Nacional dá uma ênfase muito grande para o nosso Estado e para a nossa cidade, com a presença da secretária Socorro Gadelha para discutir habitação, essa área tão relevante. João Pessoa vem avançando muito na construção de habitações sociais, o que é muito importante para o desenvolvimento da cidade”, enfatizou Dinho, que também estava representando a Prefeitura de João Pessoa no evento.
“É um evento nacional, que envolve todos os entes que tratam da habitação social no país. João Pessoa tem muitos projetos ligados ao tema com a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) e com a Caixa Econômica Federal. A Prefeitura Municipal de João Pessoa foi premiada por inovação, então, a Capital ganha destaque no evento. João Pessoa e a Câmara Municipal estão sempre presentes nos debates importantes da cidade e, nesse, não poderia ser diferente”, destacou o vereador Raoni Mendes (DC).

A presidente da Cehap, Emilia Correia Lima, fez um resgate histórico lembrando que, há cerca de duas décadas, as pessoas tinham que ter um valor mínimo de salário para poder ter acesso aos sorteios de habitação social e, assim, um imóvel próprio. Hoje, o pré-requisito é um valor de limite máximo.
“Hoje é o teto, antes era ‘a partir’. É a inversão da lógica da habitação no país. Antes você tinha que ter dinheiro para ter habitação, hoje você tem que necessitar. A habitação hoje é dirigida a quem mais precisa, em todo Brasil. Foi uma luta de todos nós que fazemos a sociedade. O Brasil está fomentando, discutindo, querendo e acreditando que a gente pode construir uma vida melhor para cada um de nós brasileiros”, explicou Emilia Correia Lima salientando que o evento tem 1.600 participantes. “Nunca tivemos uma participação dessa”, destacou.
“João Pessoa é uma cidade viva, onde a habitação funciona. Funciona com os movimentos populares, com as comunidades carentes, com as pessoas que estão em áreas de risco, no Centro da cidade, nos seus 64 bairros, com o programa de reformas, com os imóveis sendo requalificados para que as pessoas tenham uma vida melhor”, afirmou a secretária de Habitação do Município, Socorro Gadelha, reforçando que serão três dias de aprendizado.

Dentre os temas debatidos no evento estão: regularização fundiária, melhorias habitacionais, sustentabilidade, inovação tecnológica e os avanços do Programa Minha Casa, Minha Vida. Para a discussão, o fórum conta com representantes de secretarias e companhias de habitação de vários estados e municípios, além de representantes do Governo Federal, Poder Judiciário, construção civil e sociedade civil.
Sobre o evento
O Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). Este ano, o evento também está sendo realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), juntamente com a Prefeitura Municipal de João Pessoa.