CMJP
Marcos Henriques (PT) ainda pediu atenção para as Áreas de Preservação Ambiental, na sessão desta terça-feira (2)
Em pronunciamento, na manhã desta terça-feira (2), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador Marcos Henriques (PT) pediu uma ação efetiva para coibir a violência sofrida pelos profissionais da área de saúde nos Postos de Saúde da Família (PSF). O parlamentar também pediu atenção para as Áreas de Preservação Ambiental (APA) que, segundo ele, estão sendo degredadas pelo acúmulo de lixo.
“Está acontecendo uma onda de violência nas Unidades de Saúde da Família do nosso estado. O presidente do Sindicato dos Médicos, Tarcísio Campos, veio até mim para solicitar às autoridades alguns pontos importantes, tais como uma campanha de esclarecimento sobre a classificação de risco e o tempo de espera, inclusive utilizando as TVs, na área de espera. Todas as regiões cresceram e não houve aumento do número de profissionais para cada região. O que os médicos têm a ver com isso? Os médicos cumprem seu horário e não podem ser agredidos”, asseverou.
De acordo com parlamentar, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Armas uma médica foi atacada por um paciente que chegou querendo ser atendido imediatamente. “Denunciem os problemas, mas jamais agridam os profissionais. Não concordo com essa situação e me solidarizo com esses profissionais. Os médicos estão pagando por uma estrutura toda carcomida. É necessário contratar médicos especialistas e mais equipes médicas para as unidades. A população cresceu. Minha solidariedade a esses profissionais”, declarou.
Marcos Henriques anunciou que, no próximo dia 4 de setembro, haverá uma reunião com os médicos e autoridades envolvidas com a questão. O vereador ainda sugeriu que os agentes da Guarda Metropolitana estejam nas unidades de saúde e a efetivação do botão de pânico nessas unidades.
Preservação ambiental
Outro ponto abordado por Marcos Henriques foi a degradação das Áreas de Preservação Ambiental (APA) pelo acúmulo de lixo. Através de vídeos, o vereador apresentou imagens das APAs de Jacarapé e Cidade Verde, além de um terreno baldio do bairro Bancários, abarrotados de lixo, inclusive com destroços industriais. “O lixo acumulado nessas áreas degredam toda região. Precisamos de uma atenção da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) para a elaboração de um projeto de reflorestamento, sob pena de perdemos o verde da nossa cidade”, sugeriu.
Ele ainda revelou que essas visitas fazem parte do programa ‘Mandato Itinerante’, do seu gabinete, com atenção às principais demandas da população em todas as regiões da cidade. “Para tudo que fazemos, apresento relatório sobre as impressões e obervações da situação, e cobro soluções”, asseverou. Ele ainda sugeriu a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente desde o ensino fundamental.