CMJP
Na ocasião, os estudantes conheceram como funciona a Casa do Povo e o processo legislativo
Na tarde desta terça-feira (02), os alunos do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas a Negociações Internacionais (LEANI), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), visitaram a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para conhecer como funciona o processo legislativo na prática.
Na ocasião, eles assistiram palestras ministradas pelo consultor de Finanças e Planejamento da CMJP, Willemberg Harley, e pelo diretor da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto.
Sobre a saída dos alunos das salas de aulas para conhecer como funciona o Legislativo Municipal, Willemberg destacou: “Trazer os alunos das salas de aulas, dos espaços físicos, onde eles estão acostumados a ver a teoria, é muito importante. Essa experiência proporciona entender a tramitação dos projetos, como nasce uma lei, por quais comissões tramitam os projetos, entre outros assuntos”.
Paulo Eduardo falou da importância desse intercâmbio entre as instituições: “Essas visitas são muito importantes para que os estudantes possam conhecer a Câmara e quebrar qualquer tipo de preconceito com os órgãos públicos, principalmente com o nosso, que é a Casa do Povo. Nesse caso, que são estudantes de ensino superior, é uma oportunidade de tirar dúvidas, já que eles já são mais maduros e possuem demandas curriculares”.
O professor dos cursos de Direito e Línguas Estrangeiras Aplicadas a Negociações Internacionais da UFPB, Julian Nogueira de Queiroz, falou sobre a importância da visita. “É muito importante que eles vejam os processos legislativos na prática. Na disciplina de introdução ao Direito, eles aprendem a parte teórica de como funciona o trâmite do processo legislativo. A ideia de trazê-los para a Câmara Municipal é fazer com que eles tenham essa visão prática de como funcionam as comissões temáticas, as discussões em plenário, enfim, como se aplica aquilo que vimos na teoria, em sala de aula, na prática”, pontuou.
Para a estudante do primeiro período do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas a Negociações Internacionais, Lívia Pereira, a iniciativa só enriquece e amplia os conhecimentos de sala de aula. “Como estamos iniciando o conteúdo com a introdução ao Direito e já vimos a teoria, poder entender como funciona na prática é muito bom. Vir no espaço físico realmente ajuda a visualizar melhor como os poderes funcionam”, concluiu.