13 de novembro de 2025
  • SOBRE
  • EXPEDIENTE
  • ANUNCIE
  • CONTATO
No Result
View All Result
Portal BR230
  • CIDADES
    • CAMPINA GRANDE
    • BOA VISTA
    • JOÃO PESSOA
    • LAGOA SECA
  • PARAÍBA
  • BRASIL
  • POLÍTICA
  • DINHEIRO
  • CULTURA
  • MAIS
    • SÃO JOÃO
    • GOVERNO
    • CONGRESSO
    • JUSTIÇA
Portal BR230
No Result
View All Result

Professores da Rede Municipal participam do III Encontro Formativo Integrador e I Colóquio de Docências

Portal BR230 by Portal BR230
6 de junho de 2025
in João Pessoa
Professores da Rede Municipal participam do III Encontro Formativo Integrador e I Colóquio de Docências

SECOM/JP

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está realizando nesta sexta-feira (6), nos turnos manhã e tarde, o ‘III Encontro Formativo Integrador’ e ‘I Colóquio de Docências’, com professores dos anos finais do Ensino Fundamental e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O evento acontece na UFPB, no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Centro de Educação (CE) e no auditório da Central de Aulas (CA).

O evento, que tem como tema central “Estratégias didático-curriculares para a Educação Especial na perspectiva inclusiva”, contou com a presença da secretária executiva de Educação e Cultura de João Pessoa, Luciana Dias.

“Esse é um momento único para a nossa Rede porque nesses momentos de formação, os professores tanto se encontram um com o outro, aprendem o que o outro está fazendo na sua escola, como também acontece essa troca com a academia, que é muito importante. Isso tudo oriundo do convênio da Prefeitura de João Pessoa com a Universidade Federal. O nosso prefeito Cícero Lucena diz que vamos dar a melhor formação possível para os nossos professores e é isso que estamos fazendo”, disse.

O Encontro tem o objetiva de consolidar um espaço formativo de escuta, diálogo e valorização das práticas docentes no âmbito da educação básica.  “Será um momento para fortalecer a articulação entre teoria e prática, evidenciar os percursos formativos desenvolvidos no projeto e promover a troca de experiências pedagógicas inovadoras, que enfrentam os desafios da inclusão de forma integrada, crítica e sensível”, explicou a diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) da Sedec, professora doutora Clévia Carvalho.

A professora doutora Adriana Diniz, diretora do Centro de Educação da UFPB, falou sobre a importância dessa parceria da Prefeitura com a UFPB na formação dos professores. “A direção do Centro de Educação vê com muito entusiasmo acadêmico, pedagógico, essa parceria que é um intercâmbio de saberes, de conhecimentos, de práticas. A gente vem saudando a Prefeitura, a Secretaria da Educação, a professora América Castro, por esta iniciativa, pela aposta na formação continuada e pela determinação de fazer isso com uma Universidade Federal, que é uma universidade pública, gratuita e uma universidade que está nesse alinhamento estratégico, que é a elevação da qualidade da educação”, falou a diretora do CE.

No turno da manhã aconteceu quatro mesas temáticas e, pela tarde, grupos de trabalho em que a comunidade docente teve a oportunidade de socializar práticas de referência para que a Sedec possa pensar caminhos inovadores e contextualizados para o desenvolvimento curricular.

“Essas formações contribuem de forma bastante positiva, já que, na verdade, a gente está devolvendo à universidade o que a gente tem na prática, o que a gente tem do conhecimento, da teoria. Prática e teoria, elas caminham juntas. Então, a universidade traz a teoria e a gente tem a prática na sala de aula, no chão da escola. E essa formação nos proporciona tudo isso”, falou Francineide Fernandes de Melo, professora da Escola Municipal Aruanda.

Mesas Redondas – O Encontro Formativo Integrador contou com quatro mesas redondas onde público se dividiu. O tema da Mesa Redonda 01 foi ‘Expressar, sentir e incluir: corpo e arte como linguagens integradoras na aprendizagem inclusiva’. Ela foi conduzida pelo professor doutor Saimonton Tinoco, professora doutora Bertyza Carvalho, professor doutor Mateus Finco e professora doutora Michelle Boaventura.

A Mesa Redonda 02 teve como temática ‘Territórios, culturas e saberes: práticas de convivência e inclusão no currículo’. Foi conduzida pelo professor doutor Lenilton de Assis, professor doutor Damião de Lima e professor doutor Marinilson Barbosa.

‘Múltiplas linguagens na sala de aula: integrando saberes para uma educação científica e inclusiva’ foi o tema da Mesa Redonda 03. Foi conduzida pela professora doutora Evangelina Maria, professor doutor Franklin Kaic e professora doutora Severina Andréa.

Já a Mesa Redonda 04 foi conduzida pela professora doutora Cristiane Ângelo, professora doutora Francieli Freudenberger professora doutora Rejane Lira. O tema foi ‘Currículo em diálogo: múltiplas linguagens e inclusão na construção do conhecimento’.


Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
Portal BR230

O Portal de Notícias mais Completo da Região!

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
  • SOBRE
  • CONTATO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CÓDIGO DE ÉTICA
  • REPORTAR ERRO

© 2013 - 2025 Portal BR230 • Todos os direitos reservados Holos Agência Digital

No Result
View All Result
  • CIDADES
    • CAMPINA GRANDE
    • BOA VISTA
    • JOÃO PESSOA
    • LAGOA SECA
  • PARAÍBA
  • BRASIL
  • POLÍTICA
  • DINHEIRO
  • CULTURA
  • MAIS
    • SÃO JOÃO
    • GOVERNO
    • CONGRESSO
    • JUSTIÇA

© 2013 - 2025 Portal BR230 • Todos os direitos reservados Holos Agência Digital

  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability