ARTE PRODUÇÕES
Cerca de 15 grupos devem se apresentar entre os dias 04 e 06 de maio
Na tarde desta quarta-feira (04) o Quadrilhódromo do Parque Evaldo Cruz sediou a primeira tarde de apresentações da II edição do Festival de Quadrilhas Escolares, promovido pela Prefeitura de Campina Grande com apoio da Arte Produções. A iniciativa reuniu dezenas de alunos da rede municipal de ensino, celebrando a cultura e a tradição das Festas Juninas.
Cada um dos cinco grupos apresentou tema e coreografias com referências da cultura nordestina, homenageando histórias como a do “Rei do Baião” Luiz Gonzaga e a de Campina Grande, a partir da produção e comercialização do algodão colorido. Também ganharam destaque os ícones que fazem parte da tradição da quadrilha junina, como os famosos passos de dança, o casamento matuto e o desfile da “Rainha do Milho”.
Adeilson Paulino é gestor da Escola de Ensino Municipal Maria Jose de Carvalho, localizada na Vila Cabral de Santa Teresinha, e destacou a importância do festival para o ensino e fortalecimento da cultura no município:
“Estou muito empolgado e feliz porque a nossa escola está participando pela primeira vez, e tem a felicidade de trazê-los pra cá. Muita gente ansiosa nesse processo de preparação que durou semanas, com ensaios intensos, e trazendo pra cá o que nós também trabalhamos em sala, então tudo está sendo muito bonito”, comentou.
“Nervosismo, ansiosa, tremedeira, mas valeu muito a pena. Eu tinha sido a rainha do milho ano passado e a professora falou que eu seria de novo, então falei ‘eba’! Me diverti e dancei muito, adoro dançar”, comentou Kemilly do Nascimento (08), Rainha do Milho pelo segundo ano consecutivo, representando a Escola de Ensino Municipal Lafayete Cavalcante, do bairro Malvinas.
Já a alagoana Kelly Brandão mora em Campina Grande há um ano e celebrou a participação de dois dos seus filhos, João Lucas (08) e Jhonatan Cauã (09), que dançaram pela Escola de Ensino Municipal Lúcia de Fátima Gayoso Meira, localizada no bairro Lauritzen:
“Eu amo arrumá-los, estou desde o início do ano pensando no que eles iriam participar. Eles estavam muito ansiosos e empolgados, gostam muito de colocar a roupa, sapato, chapéu. Fiquei muito impressionada com a cultura da cidade, muito forte e a gente gosta bastante”, destacou.
A programação incluiu a apresentação de um trio de forró, brincadeiras e entrega de troféus de participação para cada uma das seis escolas participantes. O festival segue até sexta-feira (06), onde devem ser feito o anúncio do pódio com os grupos que mais se destacaram.